Lançamento do Programa PROERD 2024 e assinatura do Termo de Cooperação Técnica

10/04/2024 15h10 - Atualizada em 10/04/2024 16h07

Na manhã desta quarta-feira,10, aconteceu o lançamento do Programa PROERD 2024 e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pietro Gerosa, no bairro do Aurá.

Lançamento do programa PROERD 2024O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), é de extrema importância sobre dois temas muito debatidos por pais, filhos e educadores: drogas e juventude. O modelo do Programa, teve origem nos Estados Unidos, em 1983, sendo desenvolvido em mais de 58 países. Em Ananindeua, o PROERD foi instituído em Janeiro de 2022, pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que assinou junto com a Polícia Militar do Pará (PMPA) o Termo de Cooperação Técnica a orientação e capacitação dos estudantes do 5º ao 7º ano, através do  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com a finalidade de combater as drogas dentro das escolas da Rede de Ensino.

Durante a solenidade, foram distribuídas para a comunidade escolar as novas cartilhas com novidades e orientações de como combater a violência, além de despertar a conscientização para a problemática que são os diversos tipos de drogas presente em todos os meios da sociedade, principalmente, no meio escolar.

Gestora da EMEF Padre Pietro Gerosa, Sirema CardosoPara a Gestora da escola, Sirema Cardoso, o PROERD é um diferencial no combate e prevenção às drogas, principalmente no meio escolar. “Sou gestora da Escola Padre Pietro há 12 anos e o programa vem só para sustentar cada vez mais o “Não às Drogas”. Nossa escola está num ambiente de uma área vermelha, onde tem muitos pontos de droga, então o PROERD vem justamente para nos ajudar nesse combate. Hoje, temos uma supervisão militar, e percebemos uma grande diferença na comunidade escolar como um todo, com mais disciplina, organização e segurança”, comentou.

Coordenadora do PROERD, Vera Lúcia Raiol.O Programa é instituído nas instituições de ensino, através de um estudo realizado pela Prefeitura de Ananindeua em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que verificam quais as escolas mais propícias para a aplicação do programa. Os Instrutores dessas escolas são capacitados pela Polícia Militar, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, como explica a Coordenadora do PROERD, Vera Lúcia Raiol. “Muitas escolas gostariam de fazer parte desse programa, só que devido à quantidade pequena de instrutores da Polícia Militar, nós não conseguimos alcançar todas as escolas da rede, então por isso nós selecionamos por polos de 3 a 5 escolas de acordo com o número de alunos. Então esse ano, mais uma vez, nós estaremos na escola Padre Pietro, e vamos aplicar esse programa com os alunos trabalhando para acabar com a violência e com o uso de drogas, mostrando aos nossos alunos que o melhor é dizer não às drogas”, explicou.

A estudante Maria Manoela Correa Gomes, do quinto ano fundamentalA pequena Maria Manoela Correa Gomes, estudante do quinto ano fundamental, folheava a cartilha e sabe exatamente como é importante ter essas orientações. “Eu acho muito legal estudar nessa escola, porque aqui não sofremos nenhum risco. Podemos estudar com tranquilidade e segurança, e ter um futuro melhor. E com esse material a gente pode saber mais, para crescermos livres de vícios e nos tornarmos ótimas pessoas”, finalizou.

O Proerd - O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é um esforço cooperativo estabelecido entre a PMPA, a escola e família, que tem dois pilares: cuja missão é ensinar aos estudantes habilidades para conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. A visão é construir um mundo no qual os jovens estejam capacitados para respeitar os outros e, escolherem, conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.