Ecoponto de Pneus da Prefeitura de Ananindeua recebeu quase 400 toneladas em 2022

Ananindeua é o único município do Pará que disponibiliza um Ecoponto de coletas de Pneus.

14/06/2023 14h33 - Atualizada em 14/06/2023 16h25

No ano de 2022, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB) recebeu 380 toneladas de pneus para fazer o descarte correto. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no ecoponto localizado na Av. Zacarias de Assunção, passagem Antônio Barbosa, n° 221, bairro Centro.

A vida útil de um pneu é de acordo com a quilometragem rodada, mas a decomposição dos resíduos sólidos - borracha vulcanizada e aço, pode levar mais de 600 anos. O descarte irregular contamina o solo e as nascentes dos rios, já queima, por sua vez, contamina o ar, com gases carbono e enxofre.

Com a finalidade de dar o descarte correto para o material, a SEURB disponibiliza para a população de Ananindeua o Ecoponto de Pneus, como explica Ana Paula Gomes, diretora de Resíduos Sólidos. “O ecoponto é um local que as pessoas podem e devem descartar de forma regular os seus resíduos, espaço que contribui com o armazenamento e descarte dos resíduos aqui na cidade. Neste local a população, empresas e borracharias podem entregar os pneus que não tem mais uso, e daremos a destinação correta para esses resíduos, então teremos menos pneus nas ruas, e com isso, diminuindo água parada e proliferação de doenças”.

Ananindeua é o único município do Pará a ter Ecoponto de Pneus, um local apropriado para receber pneus inservíveis e com destinação correta. Após a coleta feita em lugares apropriados, o material não aproveitado é encaminhado para a empresa responsável em tratar o resíduo.

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no artigo 33, pontua que o descarte final dos resíduos é de responsabilidade de quem fabricou o material.

Os donos de borracharias e a população podem levar os pneus até o ponto de coleta da Prefeitura, e não fazer seu descarte de forma inapropriada - deixando no meio da rua ou em terrenos baldios, pois além dos danos ao meio ambiente, pode virar criadouros do inseto transmissor de doenças, como o Aedes aegypti (mosquito da dengue).

A deterioração lenta acarreta vários problemas ambientais, como poluição e contaminação que se dá pelos líquidos e gases formados pela exposição à luz, assim afetando a comunidade.

Além disso, o Ecoponto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030. O ODS pontua que é necessário tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Composição - segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Pneumáticos, Câmaras de Ar e Camelback (SINPEC) os pneus são formados por derivados de petróleo, borracha sintética e natural, fumo constituído, metal e têxtil, que aos ser descartado em local inapropriado contamina o meio ambiente.

Crime - o abandono de pneus na natureza é crime ambiental

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 98454-5576.