Prefeitura de Ananindeua realiza 3º mutirão de orientação ambiental

02/03/2023 14h10 - Atualizada em 02/03/2023 14h15

Ao decorrer da manhã desta quinta-feira, 2, a Prefeitura de Ananindeua realizou, por meio de um trabalho conjunto entre a SEURB (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) e a guarnição ambiental da Guarda Municipal, um mutirão de orientação ambiental e remoção de pneus inutilizáveis em borracharias. É a terceira vez que a cidade tem essa programação que envolve questões ambientais e de saúde pública.

“Nosso intuito é fiscalizar e orientar os borracheiros do município sobre o Ecoponto de Ananindeua, onde eles podem fazer a destinação correta dos pneus sem uso”, disse a assistente social da SEURB, Ariane Pontes. Ela explica: “os pneus que nós recolhemos nesses mutirões são levados ao Ecoponto da cidade, onde nós fazemos destinação correta”.

A SEURB informa que a média de pneus recolhidos em cada mutirão de orientação ambiental é de 350. Uma atitude da Prefeitura de Ananindeua que gera vários benefícios à cidade e à população.

Combate a vetores transmissores de endemias

Um dos intuitos do mutirão é o combate aos vetores que transmitem doenças, como o aedes aegypti, transmissor da dengue. “Nessas visitas que fazemos nas borracharias, é comum nos encontramos larvas de mosquito. Daqui, a mostra coletada vai pra um laboratório onde será identificado se elas são do aedes aegypti ou outro mosquito”, contou Sebastião Gato, agente de combate a endemias da SESAU, ao mostrar a coleta extraída da água acumulada no pneu de uma borracharia no Distrito Industrial.

Para Zaqueu Melo, supervisor de combate a endemias na SESAU, um dos principais intuitos da iniciativa da Prefeitura de Ananindeua é de tentar minimizar a quantidade de pneumonias na cidade. “Esta ação de hoje vai conscientizar os trabalhadores de borracharias e acentuar nosso controle no combate não só à dengue, como também ao chikungunya e ao zika vírus”, finaliza.