Prefeitura entrega o primeiro Centro Especializado do Pé Diabético em Ananindeua

O Centro Especializado do Pé Diabético será referência no município na assistência de média e alta complexidade para as pessoas com diabetes.

14/12/2023 14h38 - Atualizada em 14/12/2023 15h46
Secom

Primeiro Centro especializado do ’Pé Diabético’.A manhã desta quinta-feira (15) foi de muita festa e gratidão, e terá uma lembrança marcante na história de Ananindeua como o dia da entrega do primeiro Centro especializado do 'Pé Diabético' em nível estadual.

Márcia Quintanilha, coordenadora do projeto ’Pé Diabético’.No município de Ananindeua, existem cerca de 20 mil pacientes diabéticos cadastrados e que são acompanhados na Rede de Saúde municipal. Entretanto, muitos pacientes chegam na UBS (Unidade Básica de Saúde) já com lesões de média e alta complexidade necessitando de um tratamento mais específico, que é feito com materiais biológicos, como o curativo (Hurgo Medical). Como explica a Coordenadora do Projeto 'Pé Diabético', Márcia Quintanilha. "Muitos pacientes já chegam nas UBS com o membro em estado crítico, e que infelizmente em muitos casos tem que amputar o pé lesionado por falta de curativo especializado".

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem atualmente no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A diabete por se tratar de uma doença progressiva, se não for tratada adequadamente pode provocar doenças cardiovasculares, insuficiência renal, perda de visão e até amputação de membros.

Atendimento especializado.

"No Estado ainda não tinha uma clínica voltada para o tratamento específico do pé diabético, Ananindeua é o primeiro município do Estado a lançar esse projeto, voltado para esse público que não têm o tratamento adequado para fechar as lesões causada pela diabetes, o que ocasiona as amputações. Foram 8 meses trabalhando e amadurecendo esse projeto. Vê-lo nascer e saber que salvará muitas vidas, não tem palavras para descrever essa emoção", frisou Márcia Quintanilha, enfermeira e coordenadora do programa 'Melhor em Casa' e do projeto 'Pé Diabético'.

Elizabeth Gimenez, Gerente do Levilândia.No mesmo espaço irá funcionar as Unidades Básicas de Saúde do Levilândia e Lago Azul, o que possibilitará um melhor atendimento aos moradores, já que antes da revitalização, era precário o local que as UBS's realizavam atendimento. "O bairro do Levilândia estava precisando muito desse espaço. Aqui temos uma ampla estrutura com sala de vacina, de curativo, teste do pezinho, enfermagem, consultas e o pé diabético. Temos que pensar sempre em prol do paciente, aqui a comunidade é muito carente então esse complexo só veio para somar e resolver as demandas que antes tínhamos dificuldades" comentou Elizabeth Gimenez, Gerente do Levilândia.

Secretária de Saúde, Dayane D’Lima."Segundo as estatísticas do ano de 2022, no país, mais de 210 mil pessoas tiveram algum membro amputado, e desse quantitativo 80% vem das complicações da diabetes. O letalidade chega a ser duas vezes mais, por conta das amputações que evoluem para quadros infecciosos. Então, com o 'Centro do Pé Diabético', vamos conseguir evitar amputações, mortes e outras complicações na vida desses pacientes. Como aqui também irá funcionar as UBS Lago Azul e Levilândia, nossos pacientes irão poder cuidar muito mais da saúde, vindo fazer suas consultas. Aqui teremos médicos, teste do pezinho, PCCU e tudo que é necessário para os cuidados da saúde da população", declarou a Secretária de Saúde, Dayane D'Lima.

Gerente da UBS Lago Azul, Aline Santos.A parceria das UBS Levilândia e Lago Azul, foi muito festejada pois a união dessas equipes trará mais agilidade nos atendimentos, além de poderem entregar à população serviços qualificados e com humanização, como reforça a Gerente da UBS Lago Azul, Aline Santos. "Agora com essa união, vamos conseguir agregar tudo que for necessário para proporcionar aos nossos pacientes o melhor atendimento. Estou muito feliz e grata ao nosso Prefeito por nos proporcionar toda a estrutura física e humana para realizarmos nosso trabalho e entregarmos aos nossos pacientes um serviço digno".

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos."Sabemos que o tratamento da diabetes é complexo, e que, quando não tratada, a pessoa perde toda a capacidade produtiva e sua autoestima quando ocorre uma amputação. A diabetes deve ser tratada para não descompensar, e quando foge do controle deve tratar para curar as lesões. Estou muito feliz por estar entregando esse Centro, além das duas UBS que aqui irão funcionar, um complexo que ofertará condições de dignas para todos. Desta forma, todos poderão ofertar um trabalho de qualidade para Ananindeua continuar como referência no país. Entre as grandes cidades, nós somos referência no Saúde da Família", enfatizou o Prefeito, Doutor Daniel Santos.  

Na entrega do Centro Especializado do Pé Diabético estiveram presentes o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos; a Secretária de Saúde, Dayane D'Lima, a Secretária Adjunta, Karla Madeira, a Diretora Técnica, Sâmia Borges; o Presidente da Câmara dos Vereadores, Ruy Begot, Servidores Públicos e demais autoridades municipais.

Centro Especializado do Pé Diabético será referência no município.Estrutura - O Centro Especializado do Pé Diabético será referência no município na assistência de média e alta complexidade para as pessoas com diabetes. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, e também pelos pacientes que serão atendidos no local, onde também irá funcionar a UBS Levilândia e Lago Azul.

O Centro Especializado do ’Pé Diabético’ irá funcionar no Bairro do Coqueiro.O Espaço conta toda uma estrutura física totalmente revitalizada e planejada minuciosamente para atender com conforto e qualidade todos os usuários. Conta com rampa de acessibilidade para PCD, consultórios, sala de exames, sala para PCCU, sala de curativo, além de todos os serviços disponibilizados pelas UBS.

Serviço - O Centro Especializado tratará os pacientes, cuja ferida seja de média complexidade e serão encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde, esse tratamento específico possibilitará a cura da lesão, para que não haja necessidade de amputação do pé do paciente. No caso dos pacientes que apresentem feridas de alta complexidade, os mesmos serão encaminhados para outro nível de atenção da Rede de Saúde para tratamento. O Centro Especializado do 'Pé Diabético' irá funcionar na Avenida Alessandro Novelino, 2088 no Bairro do Coqueiro - Em frente ao Hospital Modelo.

Funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.