Prefeitura de Ananindeua dá início à campanha em incentivo ao aleitamento materno
Campanha "Agosto Dourado" inicia a programação no Parque Cultural Vila Maguary
Secom
Ana Célia, gestora da UBS Helena Barra.“Estamos aqui no Parque Cultural Vila Maguary em agosto, que é considerado o mês da amamentação, para destacar o quão importante é este vínculo entre mães e filhos. A Prefeitura de Ananindeua nos apoia em cada momento e com esta campanha de incentivo ao aleitamento materno não é diferente”, destaca Ana Célia Amaral, gestora da UBS (Unidade Básica de Saúde) Helena Barra.
Mais uma vez a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), adere à campanha “Agosto Dourado”, que visa incentivar o aleitamento materno. Na manhã desta sexta-feira (1.º), foi realizada uma programação alusiva ao tema no Parque Cultural Vila Maguary, como início da Semana do Aleitamento Materno, iniciada às 8h.
Campanha “Agosto Dourado”.A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementado com outros alimentos até os dois anos ou mais. Em 2025, o tema da campanha “Agosto Dourado”, a nível global, é “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Suatentáveis”, estipulado pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), instituição organizadora.
Pensando nisso, a Prefeitura de Ananindeua realizou diversas ações relacionadas ao assunto ao decorrer do mês de agosto. A começar pelo evento no Parque, com dinâmicas, roda de conversa, mamaço, dança circular e muito mais.
Jéssica Barra e o filho Paulo Miguel.Jéssica Barra é uma das mães que participaram da ação de abertura da campanha "Agosto Dourado" realizada no Parque Cultural Vila Maguary. Ela reconhece: “Esta campanha sobre o aleitamento materno é muito importante. Meu bebê já está com um ano e três meses. Ele já come outros alimentos, mas continua sendo amamentado, porque sei que isso é fundamental para meu filho”.
Dayane Lima, secretária municipal de saúde de Ananindeua, ressalta a importância da campanha. “Mais um ano a Prefeitura, por meio da SESAU, abraça esta campanha tão necessária. A amamentação é, sobretudo, uma questão de saúde!”.