“Quando as peças se encaixam”: Série audiovisual aborda o autismo em diferentes perspectivas

30/04/2023 21h24 - Atualizada em 30/04/2023 19h11
Secom

Com contribuição de Bárbara Matoso e Rosane Linhares

“Quanto mais a gente falar sobre o autismo, mais as pessoas vão se conscientizar e respeitar as diferenças” , diz Gracimar Araújo, 49, vó de duas crianças com TEA.

O mês de abril, é um mês voltado para destacar a importância de se falar sobre o transtorno do espectro autista (TEA), e sobre a garantia de direito às pessoas com autismo. Dia 2, por exemplo, foi o Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo. Não à toa, abril é considerado o mês azul, pois é a principal cor que representa o TEA. Pensando nisso, e na importância de se falar sobre o autismo, e sobre os direitos garantidos e serviços oferecidos às pessoas com o TEA, a Prefeitura de Ananindeua criou uma série audiovisual mobile chamada “Quando as peças se encaixam”. A ideia do nome, tem a ver com a simbologia do TEA, feita por peças de quebra-cabeça. Se pararmos para pensar, o quebra-cabeça representa a união e a soma, que, encaixadas, levam a um resultado positivo. 

Série Audiovisual Mobile

Na Série, cada episódio mostra uma peça importante para o desenvolvimento e à vida das crianças com autismo. O primeiro episódio apresenta a família de dona Gracimar Araújo, mãe-avó de Rycardo Moraes e Yann Gabryell, e aborda a importância de se falar sobre a conscientização sobre o TEA. O segundo mostra a assistência social que Rycardo e Yann recebem no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O terceiro sobre os serviços e atendimentos no CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil). E o quarto episódio aborda como essas crianças são atendidas em relação à Educação pela Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME).

Gracimar Araújo é avó de sangue de Rycardo Moraes, de 8 anos, e Yann Gabryell, de 6, mas, por circunstâncias da vida, é ela quem cria os meninos como mãe. Moradores do bairro do Atalaia, as duas crianças foram diagnosticadas com transtorno do espectro autista no CAPSI de Ananindeua e são atendidos não só pela Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), como também pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). 

Assista ao 1º Episódio da série, sobre a Família 

Rycardo define a pessoa autista como “uma pessoa alegre, uma pessoa educada, que não briga”. Já o pequeno Yann afirma: “Não tem problema nenhum ser autista, que é só uma diferença”.

“Foi aqui no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que começou todo o acolhimento deles”, relembra a costureira Gracimar Araujo, sobre os diversos acolhimentos e atendimentos que os netos dela, Rycardo Moraes e Yann Gabriel recebem da Prefeitura de Ananindeua. 

Coordenadora do CRAS do Jarderlândia, a assistente social Bruna Maués explica que o CENTRO DE referência da Assistência Social é a principal porta para que as assistências iniciem e que famílias que estão em risco e em vulnerabilidade social possam ser atendidas. “Foi o que aconteceu com a dona Gracimar, o Yann e o Rycardo. Eles tiveram, aqui no CRAS, um acolhimento e um atendimento do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), assim como foram encaminhados para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, ressalta.

Assista ao 2º Episódio da série, sobre a Cidadania e Assistência Social
Atualmente, o município conta com 10 Centros de Referência de Assistência Social, que ofertam o PAIF e o SCFV. No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Endereço dos CRAS de Ananindeua:
CRAS DANIEL REIS - Rua do Sol, n° 07, Estrada do Maguari, bairro Maguari;
CRAS COMPLEXO CIDADE NOVA VI - Conjunto Cidade Nova VI, entre WE 84 e WE 87, bairro Coqueiro;
CRAS ESTRELA ANANIN - Rua 11, Conjunto Júlia Seffer, bairro Águas Lindas;
CRAS SANTANA DO AURÁ - Rua São Jorge, s/n, esquina com a Rua Santo Antonio, bairro Águas Lindas;
CRAS UIRAPURU - Estrada de Santa Fé, Conjunto Uirapuru, WE 22, Quadra 24 s/n, bairro Icuí Guajará;
CRAS JADERLÂNDIA - Passagem Bom Jesus, n° 2000, bairro Atalaia;
CRAS GUANABARA - Rua Oséias Silva, n°. 767 (em frente a Escola Machado de Assis) , bairro Guanabara;
CRAS CURUÇAMBÁ - Igreja Assembleia de Deus- Rua Boa Aventura (final da linha do Curuçambá- Centro), bairro Curuçambá;
CRAS 40 HORAS - Rua Santa Clara, n° 14, bairro 40 horas;
CRAS DISTRITO INDUSTRIAL - Rua Manoel de Souza, n° 4, bairro Distrito Industrial.

Assista ao 3º Episódio da série, sobre a Saúde
“Após o atendimento do CRAS, os meus filhos vieram para cá para o CAPSi e iniciamos uma nova etapa, com psiquiatra primeiro, por causa das medicações. Tem as terapias ocupacionais e, além de tudo, tem o atendimento para a gente (pais) também, porque nós somos acompanhados junto a eles aqui”, ressalta Gracimar Araújo. 

Na área da Saúde, Rycardo, Yan e dona Gracimar são acompanhados constantemente no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), ontem eles têm acesso à diversos profissionais da saúde. 

A SESAU informa que o CAPSi possui equipe multidisciplinar, enfermeiros, psicólogos, médico psiquiatra, médico pediatra, farmacêutico e técnicos de enfermagem para atender crianças e adolescentes até 17 anos. O atendimento é em formato demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 08h às 18h, de segunda à sexta-feira, localizado na Rua José Marcelino, nº. 531, no Centro.

Assista ao 4ºº Episódio da série, sobre a Educação

Rycardo Moraes e Yann Gabryell estudam na Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME), na EMEF Manoel José Sanches de Brito (Escola Municipal de Ensino Fundamental). Rycardo faz o 3º Ano do Ensino Fundamental e Yann o 1º. 

Na escola, Rycardo e Yan, além da professora, têm uma acompanhante de aluno PCD (pessoa com deficiência) para atendimento individualizado. Além disso, são acompanhados, também individualmente, na Sala Multifuncional de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Rycardo Moraes na Sala Multifuncional Cassandra Varela é especializada em AEE e é ela a professora que atende aos alunos PCDs na Sala Multifuncional. Ela descreve: “No município de Ananindeua, nós temos uma rede de apoio aos nossos alunos com deficiência. O Atendimento Educacional Especializado tem, aqui, a Sala Multifuncional, na qual nós atendemos esses alunos duas vezes por semana. Nós também temos, na Sala Regular, além da professora, o apoio, o auxiliar de classe/acompanhante de aluno”. Gestora da EMEF Manoel José Sanches de Brito, Selma Marinho garante que a inclusão, de fato, acontece, de forma colaborativa. “É muito prazeroso a gente o resultado desse processo”, disse a educadora.

“Quando as peças se encaixam, tudo faz sentido”, finaliza Gracimar Araújo, que reconhece a importância de todo o suporte, serviços e direitos ofertados pela Prefeitura Municipal de Ananindeua seja na Educação, Saúde, Cidadania e em diversos âmbitos.

Locais para atendimento:

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) possui equipe multidisciplinar, enfermeiros, psicólogos, médico psiquiatra, médico pediatra, farmacêutico e técnicos de enfermagem para atender crianças e adolescentes até 17 anos. O atendimento é em formato demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, localizado na Rua José Marcelino, nº. 531, no Centro.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III)  - também possui equipe multidisciplinar, enfermeiros, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médico psiquiatra e técnico de enfermagem para atender adultos a partir de 18 anos. O atendimento é em formato demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, localizado na Rua Claudio Sanders, n° 2000.  

Em breve, Ananindeua contará também com o Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), que já foi assinada a ordem para implantação do serviço, o centro ficará localizado na Avenida Cláudio Sanders, número 1600, no bairro do Maguari. O serviço será ofertado de segunda a sexta-feira, no horário de 7h30 às 18h00. Os encaminhamentos serão feitos pelas unidades de saúde ou pelas equipes de estratégia de saúde da família.