Programa Municipal Mãe Ananin entrega kit enxoval para gestantes

28/04/2023 09h20 - Atualizada em 28/04/2023 13h18

Amor e cuidado, são marcas da gestão do prefeito doutor Daniel Santos, que através de serviços, programas e projetos vem beneficiando cada vez mais a população. Nesta quinta-feira (27), a Secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), efetuou mais uma entrega do kit enxoval para gestantes acompanhadas pelo CRAS Distrito e que fazem parte do Mãe Ananin, as quais se enquadram nos critérios preestabelecidos pelo programa.

“Este serviço é muito importante, pois os enxovais contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê. Roupinhas, produtos de higiene pessoal e toalhinha de banho, entre outros itens. A SEMCAT e a SESAU promovem durante os 9 meses de gestação da mãe um acompanhamento e suporte para uma gravidez mais saudável, além de fortalecer os vínculos afetivos entre as mães e seus bebês”, enfatizou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.

A coordenadora do CRAS Distrito, Célia Paiva, reforçou a importância do fortalecimento de vínculos afetivos. “O vínculo materno é de grande relevância, pois é a primeira referência que o bebê tem de mundo. Quando esta conexão é estabelecida desde a gravidez, oferece à criança segurança para aprender e conhecer o mundo, além do desenvolvimento cognitivo. Serve de base para futuras relações. Mesmo que alguém assuma a figura materna, a criança sente um impacto diferente”.

Assim, o Mãe Ananin vem desenvolvendo uma série de atividades de acompanhamento das gestantes na área socioassistencial, com palestras educativas, oficinas, dinâmicas e orientações nos cuidados da gestação e com o bebê.

Grávida de oito meses, Andreia Costa agradeceu à prefeitura. “Sou mãe solo e o Antony será o meu primeiro filho. Então é tudo novo, com uma mistura de amor, esperança e medo. O programa veio ajudar bastante nós gestantes, que necessitamos de cuidados  e atenção nesse momento, fui em todas as consultas e vim em todos os encontros no CRAS. Agradeço imensamente pelo programa existir”.

Alessandra Rafaella, também é mãe de primeira viagem e recebeu o kit enxoval. “Fiz todo o pré-natal da Jennifer e a equipe aqui do CRAS foi ótimo, me ajudou bastante em como devo me relacionar com o meu bebê e tiraram várias dúvidas. Agora a entrega do kit, eu não tinha nada, mas graças a Deus fui abençoada com o Mãe Ananin”, comentou a grávida de 9 meses.

Layane Araújo, gestante de 9 meses, também fez questão de compartilhar sua experiência com o programa. “A Ysabela tá marcada para nascer no dia 01 de maio. Fiz todas as consultas, foi ótimo ter esse apoio pela rede de saúde e aqui pelo CRAS, me sinto mais segura. Esse kit vai ajudar bastante, porque tudo tem sido uma surpresa e eu não tinha praticamente nada, agora tenho banheira, toalha, fralda, roupinha. Amei”.

O programa é intersetorial e também envolve a Secretária Municipal de Saúde (SESAU), que tem o intuito de reduzir os índices de mortalidade materno e infantil no município, por meio de um atendimento humanizado de assistência à gestante durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto. Além disso, ele acompanhará o bebê até os 24 meses de vida

Esses são cuidados da Prefeitura de Ananindeua, com a vida dos cidadãos da cidade e o acolhimento necessário, para oferecer dignidade para as mamães e um futuro melhor para as crianças. É Ananindeua em outro patamar.

Saiba como participar:

► Mães residentes em Ananindeua que iniciem o pré-natal até a 12º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.

►Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas.

►Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT;

►Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município.

As mulheres que tiverem o Beta HCG positivo e interessadas em participar do Mãe Ananin, devem primeiramente procurar a UBS mais próxima de sua casa para iniciar o pré-natal, e em seguida ir ao CRAS.