No dia nacional da acessibilidade, Prefeitura entrega plataforma elevatória em Ananindeua.

O equipamento promove a inclusão das pessoas com restrições de mobilidade na Praça da Bíblia.

05/12/2023 13h28 - Atualizada em 05/12/2023 14h06

Plataforma que possibilita o acesso das pessoas com deficiência (PcD).Hoje, 05 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade, uma pauta importantíssima para atual gestão. Desde 2021, a Prefeitura de Ananindeua tem feito o município avançar no que tange à acessibilidade. Prova disso são as áreas de lazer e de convivência, que contam com dispositivos para garantir o acesso de pessoas com deficiência.

Elielson Almeida da Silva, morador da Cidade Nova 6.“Parece só uma plataforma elevatória, mas, na verdade, ela possibilita o acesso das pessoas com deficiência (PcD) a todos os serviços que ficam na parte superior da Praça da Bíblia, proporcionando igualdade de condições com os demais munícipes”, ressaltou Elielson Almeida da Silva, morador da Cidade Nova 6.

Com o objetivo de reforçar o respeito e compromisso com o cidadão, a PMA, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN) entregou nesta terça-feira (05) a plataforma elevatória da Praça da Bíblia, o equipamento promove a inclusão no espaço Solarium.

Secretário da SESAN, Paulo Macedo (camisa preta).“A Praça da Bíblia é um equipamento público muito útil e bem frequentado pela população. Com a plataforma e o elevador já disponíveis para uso, o espaço oferece melhores condições de atendimento das pessoas com restrições de mobilidade”, avaliou o prefeito Dr. Daniel Santos.

Integração de pessoas que necessitam de acessibilidade e inclusão.

Criação do grupo de trabalho

Apesar dos avanços, a Prefeitura reconhece os desafios à frente e tem atuado junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que mais barreiras sejam derrubadas, permitindo a todos o direito básico de ir e vir, com autonomia e segurança.

No dia 08 de novembro de 2023, a Prefeitura de Ananindeua, por meio do Decreto nº 1.501/2023, criou o Grupo de Trabalho em Acessibilidade e Inclusão. O GT tem como finalidade promover a discussão, planejamento, execução de políticas públicas e ações conjuntas voltadas ao tratamento, acompanhamento e integração de pessoas que necessitam de acessibilidade e inclusão.

O GT será presidido e coordenado por um representante da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). O grupo também terá representantes do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTRAN), da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SESDS), da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMUPA), da Secretaria Municipal de gestão de Governo (SEGOV), da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Secretário Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ananindeua (IPMA), da Câmara Municipal de Ananindeua (CMA) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará (OAB-PA).