Semmu realiza ação “Mulher Ananindeua” com o apoio integrado de várias secretarias

25/03/2023 16h05 - Atualizada em 25/03/2023 17h21

Na manhã deste sábado(25), na BR 316 km 08,  a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), promoveu a ação “Mulher Ananindeua” com o apoio da SESAU, SEMCAT, SEMED, SEDEC, SECULT, Conselho da Mulher, SEMUTRAN, OAB e Fórum de Enfrentamento à Violência Doméstica.

Na ação, vários serviços foram ofertados, dentre eles, o corte de cabelo e barba, onde o Seu Carlos Antônio, 57, pedreiro e morador do Bairro das Águas Brancas, aproveitou para dar uma renovada no visual. “O homem também gosta de se cuidar, a idade vai passando, mas temos que ter cuidado conosco”, disse o trabalhador que após os cuidados foi para a sala do instituto "Mão que cura", que oferecia esse momento de relaxamento.

A Massoterapeuta Maria Dinalva, falou sobre a importância de ter cuidados com o corpo, onde os desgastes decorrentes de atividades praticadas de forma incorreta, podem ter o auxílio da massoterapia, ajudando na recuperação de tendões, músculos e articulações. “A massoterapia consiste em um conjunto de manobras manuais, para alívio de dores e bem-estar em geral. É um conjunto de procedimento de massagens com os mais variados fins, como alívio de dores e estresse, por exemplo”, enfatizou Maria Dinalva.

Laurilene Monteiro, 40 , moradora do Aurá que trabalha com serviços gerais, estava aproveitando o dia de folga para participar da ação, ela  disse  que o trabalho é pesado e que tem dias que as costas estão doendo muito, que após essa massagem se sentiu relaxada. “Primeira vez que faço massagem e estou achando maravilhoso, se pudesse passar o dia todo, pois meus dias de trabalho são pesados e isso me faz relaxar, obrigada por nos proporcionar esse momento”, relatou agradecida pelos cuidados Laurilene.

Em se tratando de cuidados a ação contou também com exames rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, exames de PCCU e vacinação.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), levou artesãos, inclusive as indígenas Warao estavam expondo e vendendo seus produtos, e também teve a Sala do Empreendedor, um lugar que possui todo tipo de atendimento empresarial, seja para informação, orientação ou para empréstimos, formalização e legalização de negócios.

Além disso, teve orientação Jurídica em geral, a advogada Tarita Cajazeira que estava participando em parceria com a OAB, disse que as maiores buscas da população são o apoio jurídico e a questão familiar, que vai de pensão alimentícia, guarda e violência doméstica, onde a principal função é orientar e encaminhar para os órgãos competentes.

A titular da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), Leila Márcia falou sobre a importância da ação e da parceria com outras secretarias, informou que a questão da mulher permeia o conjunto da prefeitura, que essa é uma visão que a gestão tem, trabalhando de forma integrada para o bem-estar da mulher. “A nossa secretaria faz um trabalho de articulação, entre as diversas instâncias que formam a Gestão, essa ação é para chamar atenção e também para apresentar a nossa Sede, entregue a pouco tempo, onde queremos que as mulheres do município que precisam de apoio, saibam que estamos de portas abertas”, enfatizou Leila Márcia.

Márcia ainda informou que o primeiro sábado de cada mês, a SEMMU terá essa ação integrada como forma de atender os munícipes.