Alimentação Escolar de Ananindeua é finalista do Norte em seleção para reality

Feijoada paraense distribuída nas escolas do município está entre as 15 melhores receitas no Brasil

19/12/2023 18h31 - Atualizada em 20/12/2023 12h04

Receita de feijoada paraense distribuída nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Ananindeua está entre as 15 melhores do país, sendo a única representante do Estado do Pará. A informação foi anunciada nesta terça feira, 19, pelo Programa "Vida de Merendeira" do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC, que reconhece as melhores práticas na área através de uma seleção nacional.

A etapa classificatória seleciona as melhores merendas que irão concorrer em um reality show televisivo. As 15 receitas finalistas estão divididas em três por região e concorrem a cinco vagas, sendo uma por região. Na região Norte, Ananindeua (PA) concorre com os municípios de Palmas (TO) e Boa Vista (RR).

Feijoada Paraense

A receita que colocou Ananindeua entre os finalistas reúne sabores e ingredientes regionais da Amazônia paraense e possui o aproveitamento de cascas e talos. É a Feijoda Paraense, que integra o cardápio da Alimentação Escolar da Rede Municipal de ensino de Ananindeua desde 2022.

Além do feijão, tem jerimum, macaxeira e jambu como principais ingredientes. Sendo, assim, uma alimentação saudável e nutritiva. A feijoada paraense também tem o acompanhamento de arroz com jambu.

Alimentação Escolar de Ananindeua

A Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua é fornecida por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), onde há um GT (Grupo de Trabalho) de Alimentação Escolar.

Por meio da Prefeitura de Ananindeua e da SEMED, na RME de Ananindeua, mais de 41 mil alunos recebem a Alimentação Escolar diariamente. Entre crianças, jovens e adultos.

O Concurso "Vida de Merendeira"

O concurso é realizado no âmbito do projeto de cooperação Sul-Sul, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil. O reality show consiste em uma série audiovisual de TV aberta, e seu objetivo é valorizar e dar visibilidade ao papel das profissionais merendeiras da alimentação escolar na promoção da alimentação adequada e saudável nas escolas; promover a mobilização da comunidade escolar para a temática da educação alimentar e nutricional; e divulgar e fortalecer as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Destina-se exclusivamente aos profissionais que atuam nas escolas públicas de educação básica.

Premiação

Etapa final – A última fase será a regional, onde será escolhido um concorrente entre os três da fase anterior para representar a sua região no reality show.

Premiação - As cinco merendeiras escolhidas para competir pelas suas respectivas Entidades Executoras (EEx) no reality show irão concorrer aos seguintes prêmios:

Participação: Os 15 participantes selecionados na etapa classificatória receberão certificado de participação no programa e um kit a ser definido pelo organizador;

1º colocado: Prêmio de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e uma viagem internacional, a critério do organizador;

2º colocado: Prêmio de R$ 15.000,00 (quinze mil reais);

3º colocado: Prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais).