Alunos da Educação Infantil são vacinados em campanha de intensificação

A meta é vacinar 2.800 alunos da Educação Infantil.

11/04/2024 13h32 - Atualizada em 12/04/2024 09h40

“Semana de Intensificação das Ações Integradas” faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola)Por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde (SESAU) e de Educação (SEMED), a Prefeitura de Ananindeua realizou a ação “Semana de Intensificação das Ações Integradas”, que faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola, uma ação do Ministério da Saúde) em escolas públicas da cidade. O primeiro período entre 25 e 27 de março, o segundo de 2 a 5 de abril e o terceiro de 8 a 10 de abril, com a meta de vacinar 2.800 alunos da Educação Infantil. A intensificação faz parte da estratégia “Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar”, do Governo Federal.

Cerca de 30 escolas, entre municipais e estaduais, receberam equipes de saúde nesse período para a vacinação de alunos e também para intervenções informativas em parceria com a equipe pedagógica de cada escola, sobre assuntos como conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), combate à dengue, alimentação saudável, entre outros.

Davi Lopes Furtado, de 5 anos, se vacinou na própria escolaDavi Lopes Furtado, de 5 anos, estuda o Pré II no Anexo COMBAT, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Júlia Barbalho, localizado no bairro do Atalaia. Mãe dele, a técnica em logística Sheila Lopes mora nas proximidades da unidade de ensino e diz que o filho pode se vacinar na própria escola. “É muito positivo, um projeto bom, porque às vezes a gente não tem tempo de levar nossos filhos para vacinar no posto de saúde. Hoje, meu filho pôde tomar a segunda dose da imunização contra a covid-19 na própria escola. É de fundamental importância”.

A ação na unidade de ensino foi muito esclarecedora e informativaGestora da EMEIF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Mãos Cooperadoras, Maria Edicleuma Nogueira, conta sobre que a ação na unidade de ensino foi muito esclarecedora e informativa. “Foi feita uma atualização das cadernetas de vacinação dos alunos. Uma ação do PSE. E nós tivemos uma ação com palestras, além das vacinas, sobre a prevenção à dengue. Uma ação muito esclarecedora e informativa para os alunos e para a equipe escolar, onde tivemos uma ótima participação da comunidade escolar.

Semana de Intensificação reforça o trabalho de imunização nas unidades de ensino“É importante explicar que as vacinações nas escolas acontecem durante o ano todo. Quando falamos em Semana de Intensificação, é justamente quando a gente reforça esse trabalho com ações nas unidades de ensino. Em fevereiro, o foco foram as turmas de Ensino Fundamental, mais direcionado para a imunização ao HPV. Em março e abril, o foco é na Educação Infantil, em especial as turmas de creche, com vacinas de rotina e tríplice viral, onde potencializa o indicador da vacina prioritária, que contribui na garantia de recursos do PREVINE Brasil”, explica Soraya Lima (SESAU), que coordena o Programa Saúde na Escola em Ananindeua junto à Dielly Colares (SESAU).

*Vacinas do calendário da criança zero (0) a cinco (5) anos:

Febre amarela;
DTP;