Projeto “Brincadeira de Quintal” mobiliza comunidade ribeirinha em Ananindeua

A programação foi conduzida pela equipe volante do CRAS Curuçambá.

24/10/2023 12h00

O último fim de semana, 21, foi marcado com muita diversão na Ilha João Pilatos, em Ananindeua, com a comemoração alusiva ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. O evento, realizado pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), faz parte do Projeto Brincadeira de Quintal, voltado às comunidades ribeirinhas do município.

Secretária da SEMCAT, Marisa LimaA ação, que reuniu cerca de 60 crianças, teve como principal objetivo promover a interação social entre o público infantil, de forma intercultural. “Temos o cuidado de incluir em nossos projetos todas as comunidades possíveis que fazem parte do município, tanto as que vivem no centro urbano, nas comunidades ribeirinhas, quilombola e Warao, pois queremos sempre estar ao lado dessas pessoas, ajudando no que for preciso e garantido seus direitos. Com a ação, pudemos fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, destacou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.

Roda de conversaA programação, conduzida pela equipe volante do CRAS Curuçambá, incluiu roda de conversa sobre a importância do brincar e o direito ao lazer, pintura facial, hip hop, bambolê, corrida, carrinho de mão, queimada, caça ao tesouro, futebol de sabão, entre outros. Além de uma ação educativa sobre Amebíase e Giardíase com os pais das crianças, a atividade foi produzida pelos alunos de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA).

A moradora Amanda Souza levou seus filhos para participar da programação. “Agradeço muito por esse momento feito para as crianças, eles se divertiram. Agradeço também pela equipe do CRAS que está sempre perto e trabalhando aqui na nossa comunidade e em outras comunidades ribeirinhas. Só tenho o que agradecer”.