Restaurante Popular de Ananindeua garante segurança alimentar de quem mais precisa

Comida de qualidade, vida com dignidade

29/04/2025 16h55 - Atualizada em 29/04/2025 23h13
Secom

Prefeitura de Ananindeua reabre as portas do Restaurante Popular.Após uma ampla reforma, que trouxe conforto, estrutura moderna e ambientes acolhedores, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), reabriu as portas do Restaurante Popular. E o retorno foi em grande estilo. Cozinha equipada, espaço renovado, cheiro de comida caseira no ar e, acima de tudo, o compromisso de oferecer refeições dignas a quem mais precisa.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.Desde sua criação, em 10 de abril de 2009, esta foi a primeira grande reestruturação do restaurante. Agora, renovado, o local ressurge como um verdadeiro refúgio para muitas famílias, oferecendo 600 refeições nutritivas e completas, por apenas R$ 4,00 reais. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, com exceção aos feriados e pontos facultativos.

O cardápio é elaborado por uma equipe multiprofissional, com foco em uma alimentação equilibrada, acessível e culturalmente adequada, priorizando ingredientes da agricultura familiar e sabores regionais. No restaurante, comer é mais que se alimentar, é ser respeitado e acolhido.

A reabertura também representa um novo capítulo no combate à fome na cidade. Desde março de 2025, o restaurante passou a integrar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, política que coloca o direito à alimentação como eixo central das ações sociais do município.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, "estamos devolvendo dignidade".“Não estamos apenas entregando um prédio reformado, estamos devolvendo dignidade. Alimentar-se bem é um direito, e aqui, esse direito se torna realidade todos os dias”, afirmou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.

O vice-prefeito Hugo Atayde destacou o papel afetivo do espaço. “O Restaurante Popular é onde a cidade acolhe sua gente. Um lugar que alimenta, cuida e valoriza cada cidadão.”

A secretária da SEMCAT, Francy Pereira, ressaltou o impacto social do equipamento. “Esse restaurante foi pensado para promover convivência e inclusão. As mesas coletivas e a disposição do ambiente permitem que as pessoas se encontrem, conversem, criem laços. Aqui, servimos mais que comida, servimos amor e respeito.”

A deputada federal e primeira-dama Alessandra Haber também marcou presença e comentou. “Esse restaurante é uma demonstração clara de que o poder público pode, sim, transformar vidas com amor, sensibilidade e responsabilidade. A fome não espera, e nós também não podemos esperar para agir.”

A reinauguração foi marcada por emoção e acolhimento, onde centenas de pessoas participaram da cerimônia e puderam experimentar o novo cardápio.

Sara Reis, moradora do bairro, "espaço super acessível".Sara Reis, moradora do bairro, se emocionou ao rever o espaço. “Sempre frequentei o restaurante, o anterior era completamente diferente. Agora o restaurante é um lugar top. Maravilhoso. Um espaço super acessível para nós que somos cadeirantes. Um restaurante do povo. O prefeito dr. Daniel está de parabéns.”

Eduardo Castro, morador de Ananindeua, "uma ótima opção para gente se alimentar ".Morador de Ananindeua, Eduardo Castro aprovou a reabertura do restaurante. “No momento estou desempregado e esse restaurante é uma ótima opção para gente se alimentar melhor. Eu acho isso ótimo, boa comida, ambiente agradável. Tudo ótimo. Já estava na expectativa da reabertura.”

Mary Jane levou toda a família.Mary Jane aproveitou para levar toda a família. “Vim com a minha mãe, irmãos, marido e filho. A prefeitura está de parabéns, não parece nada com o restaurante antigo, está mais organizado, tem ar condicionado, antes era muito quente, e a comida é de qualidade.”

Num país onde mais de 21 milhões de lares enfrentam algum nível de insegurança alimentar, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ananindeua mostra que é possível enfrentar essa realidade com sensibilidade, coragem e políticas públicas eficazes.

O Restaurante Popular está de volta, e com ele a esperança ganha cheiro, cor e sabor de comida quente, feita com respeito, carinho e compromisso com quem mais precisa.