Alunas da escola municipal de Ananindeua participam de palestra sobre dignidade menstrual

02/06/2023 17h50

Garantir a dignidade menstrual de meninas e adolescentes, que estudam em escolas municipais e são acompanhadas pelos CRAS de Ananindeua, é o objetivo do Projeto Fluxo com Respeito. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio das Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat).

O projeto inclui não apenas a universalização ao acesso a absorventes higiênicos, mas também a naturalização do processo, para que a menstruação seja entendida como um modo de transformação do corpo e não como um tabu. A assistente social do CRAS Estrela Ananin, Tatiane de Brito, dialogou nesta sexta-feira (02) com as alunas da Escola Municipal Padre Pietro sobre a precarização menstrual.

“Além de cuidar da higiene, nossa proposta passa também pelo diálogo. Nada melhor que abordamos essa discussão de uma forma mais forte, desde a criação do projeto, em 2021, temos levado as temáticas durante todo ano nas escolas municipais e feito o acompanhamento das adolescentes com a equipe do CRAS. A gente precisa conversar cada vez mais sobre nós e quebrar tabus”, ressaltou Tatiane.

Durante a atividade, não foi difícil conhecer depoimentos sobre a importância do projeto. “Nunca tinha acontecido comigo, de menstruar e não ter absorvente para utilizar, e hoje aconteceu. Ainda bem que a equipe da CRAS estava aqui com o projeto e pode me socorrer, caso contrário eu teria que voltar para casa”, contou a aluna Akemi Caroline, de 12 anos.

A estudante Ester Maysa, de 14 anos, parabenizou a iniciativa. “Ter um projeto que distribui absorvente é de grande ajuda, tem escolas que não tem essa preocupação com as meninas, eu mesma já faltei a escola por falta de absorvente. E a palestra de hoje foi bastante esclarecedora, nos mostrou que a menstruação é algo natural, além de tirar algumas dúvidas que acabamos não falando para nossos pais por vergonha, aqui a gente fala abertamente”.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, reforçou sobre o objetivo do projeto. “A gestão do doutor Daniel tem buscando alternativas para oferecer dignidade menstrual a todas as meninas da cidade. A ausência desse cuidado reforça a desigualdade de gênero na sociedade e esse problema é grave, pois não se trata somente da distribuição de absorventes, mas da instituição de uma política pública de informação, que busca, por meio da Semcat e Semed, levar o mínimo de dignidade e esperança, apoiando as pessoas que menstruam”.

Fluxo com Respeito

O projeto é baseado na Lei Municipal nº 3.201, de 13 de dezembro de 2021, que estabelece diretrizes para as ações de promoção da dignidade menstrual na cidade, com o objetivo de fornecimento de absorventes higiênicos às estudantes das escolas públicas municipais e acompanhadas pelo CRAS, bem como trabalhar para a diminuição do preconceito em relação a menstruação através de palestras e cursos nos quais o tema seja abordado como um processo natural do corpo feminino. O projeto Fluxo com Respeito é desenvolvido pelas secretarias de Educação e Cidadania, Assistência Social e Trabalho.