Mãe Ananin: gestantes participam de palestra sobre a importância do fortalecimento de vínculos

27/05/2023 12h17 - Atualizada em 27/05/2023 16h14

O Programa Municipal Mãe Ananin, da Prefeitura de Ananindeua, vem ganhando destaque e proporcionando um acompanhamento completo para as mães e seus bebês, do pré-natal ao segundo ano de vida da criança, por meio de serviços prestados pela Secretaria de Saúde (Sesau) e pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). O programa tem como principal finalidade reduzir o índice de mortalidade materno-infantil no município.

Contemplando as ações do Mãe Ananin, nesta quinta-feira (25) foi realizada uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 40 Horas, com o tema “A importância da construção do vínculo afetivo”, ministrada por Carolline Sanches, neuropsicopedagoga.

“A interação entre a mãe e o bebê, que se inicia durante a gestação, é de extrema importância para o desenvolvimento e o fortalecimento de vínculos entre eles, pois, mesmo dentro do útero, o bebê recebe e percebe as interações do mundo externo. Por meio do carinho, afeto e amor, a criança se desenvolve e aprende como deve reagir diante de determinadas situações, como deve se relacionar com o próximo. Tudo a criança observa e aprende. A maioria dos traumas de um adulto começou na infância”, explicou Carolline.

Segurando no colo Maitê, de 1 mês, Taiane Costa conta que, desde a gestação, participa das palestras oferecidas no CRAS: “é sempre muito bom e um grande aprendizado para gente, desde quando estava grávida dela venho para as palestras e sou acompanhada pelo CRAS. Agora, tô aqui com ela e o que mais me chamou atenção hoje foi sobre a importância de pequenas ações, como na hora da amamentação dar mais carinho, conversar com ela, mesmo se ela estiver dormindo. Não posso perder nenhum momento”.

Maria Isabel, grávida de 7 meses, se emocionou durante a ação: “tudo o que foi ministrado aqui foi de grande importância e emocionante. Eu não estava planejando ficar grávida e Deus me enviou o meu filho, agora não me imagino sem ele. Estou ansiosa para ver o rostinho dele. Aprendi que devo aproveitar todo o momento da gravidez, mesmo se eu passar por dificuldades. Aprendi que devo me permitir errar, que isso faz parte da vida e de aceitar o momento que estou vivendo, de aceitar as mudanças no meu corpo”.

Kethllem Frota, grávida de 5 meses, agradeceu à equipe do Programa Mãe Ananin: “o Programa está sendo essencial na minha gestão, pois sou hipertensa e hoje estou recebendo todo o atendimento na área da saúde e assistência social. Todos os encaminhamentos, consultas e vacinas. E essa palestra foi gratificante, pois tirou algumas dúvidas sobre como devo estimular o meu bebê, conversar com ele, criar vínculo desde a gestação”.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, destacou o papel da assistência social dentro do programa: “com um trabalho humanizado e de qualidade, o nosso principal objetivo é fortalecer a função protetiva da família, preparando as gestantes para a maternidade, por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa, acompanhamento domiciliar, entre outros. Assim, garantindo os direitos da mãe e do bebê”.