Ananindeua: único município do Pará indicado à medalha Amigo da Primeira Infância

19/05/2023 14h52 - Atualizada em 20/05/2023 12h01

A Prefeitura de Ananindeua está entre as instituições e personalidades indicadas para receber a Medalha Amigo da Primeira Infância, concedida pela Câmara dos Deputados. A lista dos indicados foi divulgada na última terça-feira (16). A premiação está em sua segunda edição e, segundo os organizadores, é destinada para aqueles que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos de crianças de 0 a 6 anos de idade no Brasil.

A indicação comprova o trabalho que o prefeito doutor Daniel Santos vem realizando no município, que através de serviços, projetos e programas intersetoriais vem proporcionando às crianças uma primeira infância plena, estimulante e saudável.

“Desde que assumi a Prefeitura de Ananindeua temos trabalhado incansavelmente na elaboração de políticas públicas voltadas à garantia de direitos de todas as crianças do nosso município, no que tange a área da educação, saúde, cidadania, assistência social, cultura, esporte, lazer e saneamento básico. Esta indicação mostra que nossa gestão está fazendo a coisa certa. Estamos muito felizes e isso nos anima a trabalhar mais e a nos esforçarmos para oferecer uma infância saudável para nossas crianças. Agradeço imensamente a todos os servidores, profissionais e colaboradores que têm nos ajudado a chegar até aqui”, declarou o prefeito doutor Daniel Santos.

No dia 10 de agosto de 2021, por meio do Decreto nº 258, a Prefeitura de Ananindeua criou o Comitê Intersetorial Municipal de princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das Políticas Públicas, que assegurem os direitos das crianças, seja na área da saúde, assistência social materno infantil, educação de qualidade, acesso a cultura e ao lazer. Com base no decreto, foi elaborado o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2022- 2032, o qual estabelece metas e objetivos para serem cumpridos em 10 anos para assegurar os direitos desse público.

Com a finalidade de reduzir os índices de mortalidade materno e infantil na cidade, por meio de um atendimento integral e humanizado de assistência à gestante durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto, além de acompanhará o bebê até os 24 meses de vida, o município conta com o programa Mãe Ananin, que envolve principalmente  as secretarias de saúde e assistência social.

Após os dois primeiros anos das crianças, elas são inseridas no Programa Criança Feliz (PCF), as quais são acompanhadas pela equipe socioassistencial da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), por meio dos 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 2 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Assim, a gestão segue avançando nas estratégias de apoio à família e de estímulo ao desenvolvimento infantil, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários como forma de prevenção e promoção da primeira infância.

As crianças de 0 a 6 anos também são acompanhadas nas 62 Unidades Básicas de Saúde do município, durante todas as consultas, sendo atendida por um profissional enfermeiro, médico clínico geral e pediatra ou outra especialidade se houver necessidade. Além do acompanhamento médico, Ananindeua oferta vacinas de acordo com o calendário vacinal nacional visando a prevenção de doenças da primeira infância.

A Secretaria de Saúde (Sesau) ainda oferta diversos atendimentos de saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS i) para crianças e adolescentes. Além de ações educativas nas creches escolares implantadas pelo programa saúde na escola e estratégia saúde da família. Em breve, com a implantação do novo Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), que está previsto para o segundo semestre de 2023, ofertando atendimento da equipe multiprofissional tendo como objetivo atender crianças que já são acolhidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS i), oferecendo também um serviço mais especializado para pacientes com TEA.

A educação também vem sendo destaque na atual gestão, por meio de reformas e construção de novas creches no município. A Rede Municipal de Ensino (RME) de Ananindeua possui dez unidades de ensino com creches destinadas a crianças de 0 a 3 anos de idade.

Além disso, outras seis creches estão sendo construídas pela atual gestão municipal de Ananindeua, para atender essa demanda tão importante que é a de pais e mães que trabalham e precisam deixar seus filhos em unidades de ensino duranres os turnos manhã e tarde

Dos mais de 42 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME), 6.040 são da Pré-Escola, distribuídos em 44 espaços (entre unidades escolares e anexos).

Assim, os serviços, projetos e programas que o prefeito doutor Daniel Santos Barbosa tem realizado até o momento em Ananindeua tem contribuído para assegurar e garantir os direitos dos munícipes no período da primeira infância.

Lista dos escolhidos para a honraria

No dia 14 de junho, os vencedores serão escolhidos por um conselho deliberativo formado pela 2ª secretária da Mesa Diretora, Maria do Rosário (PT-RS); pelo presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, Fernando Rodolfo (PL-PE); e um representante de cada partido com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo líder.