Desapropriação irá beneficiar 260 famílias na comunidade Muralha

Em 2024, Ananindeua se tornará referência em Regularização Fundiária Urbana (REURB).

19/04/2023 12h03 - Atualizada em 19/04/2023 12h55

Na última segunda-feira (27), no bairro do Guajará, a Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), assinou o decreto de desapropriação da Comunidade Muralha.

Ao todo, 260 famílias serão beneficiadas pelo programa "Ananindeua Legal" que leva segurança jurídica aos moradores, que passam a ter titularidade fundiária do terreno onde moram. A desapropriação é a primeira etapa do programa para que eles possam, de fato, obter o seu título de propriedade.

Para o prefeito do município, Doutor Daniel Santos, esse momento é especial. “Esse momento é marcante para cada família que mora aqui. Eu sempre digo em cada evento da SEHAB que vou, que a insegurança de morar em um local e saber que ele não é seu, que amanhã você não sabe se vai continuar ali, para mim isso não tem dinheiro no mundo que pague, que é a felicidade de ver cada um sendo dono da sua casa própria.  Essa é a política mais importante de todas que fazemos no munícipio”, disse Daniel.

Ananindeua Legal

O Programa foi lançado em 2021 sob coordenação da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB).  O objetivo é entregar, em apenas 4 anos, 50 mil títulos de propriedade. Com isso, a partir de 2024, o município se tornará referência no País em Regularização Fundiária Urbana (REURB). Por meio do programa “Ananindeua Legal”, até agora, já foram entregues 24.183 títulos de propriedade em 36 comunidades do município de Ananindeua.