Programa “Morar Bem” entrega mais uma casa reformada em Ananindeua

O programa já entregou 418 casas reformadas em busca de melhorar as condições sanitárias das habitações, maior salubridade nas edificações e mais conforto e dignidade aos moradores

02/07/2025 10h26 - Atualizada em 02/07/2025 11h12
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), entregou mais uma casa reformada pelo programa “Morar Bem”, na comunidade Floresta Park. A beneficiada foi a manipuladora de alimentos da rede de ensino municipal, dona Clévia do Socorro, que teve sua casa atingida por um vendaval há alguns meses.

Plaquinha do programa Morar Bem sendo colocada na casa que recebeu as benfeitorias. O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, realizou a entrega da casa reformada para dona Clévia e ressaltou a importância do programa para a população do município. 

“O programa 'Morar Bem' é uma prioridade da nossa gestão, porque entendemos que a habitação digna transforma vidas. Estamos trabalhando para que as famílias tenham não apenas um teto, mas condições de viver com segurança e conforto”, afirmou Dr. Daniel.

A felicidade de Clévia, da sua filha e neta.Dona Clévia, que foi a vencedora da primeira edição do concurso “Avental de Ouro”, realizado em 2024, passou por momentos de incerteza e preocupações após ter sua casa destelhada por ventos fortes e chegou até a perder eletrodomésticos devido à precariedade do teto da casa. Com a reforma, ela e a família podem dormir com tranquilidade e segurança.

“Agradeço ao doutor Daniel por ajudar a mim e minha família com o programa. Eu não teria condições de fazer tudo o que foi feito aqui. Minha casa estava com goteiras e molhava tudo. Graças a Deus, a SEHAB veio aqui e reformou nossa casa. Agora estou vendo uma casa renovada para minha família", agradeceu dona Clévia.

Alexandre Gomes, secretário de Habitação, falou sobre mais essa entrega do programa da SEHAB.

"Hoje estamos aqui no Floresta Park, realizando mais uma entrega do Programa Morar Bem. Esta casa foi danificada por um vendaval e ficou sem telhado. A Prefeitura de Ananindeua, por meio do programa, fez a instalação do telhado para que a moradora tenha melhores condições em sua moradia. Hoje, estamos aqui para entregar a casa reformada e garantir que ela possa viver com mais conforto e segurança”, disse Alexandre Gomes.

Forro novo da casa.

Programa Morar Bem

Instituído pela Lei nº 3.128/2021, o Programa “Morar Bem” prevê a realização de pequenas melhorias e reformas parciais em imóveis com condições precárias de habitabilidade, de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Ananindeua. 

Telhado novo.A Secretaria Municipal de Habitação coordena as ações do Programa mapeando as áreas atendidas e autorizando a execução dos serviços de melhoria habitacional que podem ser feitas, em cada unidade, no valor de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), podendo até mesmo ter um acréscimo de 50% (cinquenta por cento) quando o imóvel necessitar de adaptações para atender pessoa portadora de necessidades especiais que nela resida. 

Ao todo, já foram reformadas cerca de 418 casas no município. Inclusive o Programa já atendeu casos de calamidade pública devido à fenômenos naturais, tal como vendaval, onde famílias sofrem danos materiais e/ou ficam desabrigados. Além disso, o Programa municipal ganhou em duas categorias no Prêmio Selo de Mérito no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (Brasília/DF).

Para atender a população, o programa tem critérios bem definidos. Confira: 

• Famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social;

• Renda mensal de até 3 salários mínimos; 

• Ser morador de Ananindeua e comprovar que o imóvel pertence ao morador;

• Famílias que têm PCD, idosos e casas que estão em situação de insalubridade ou periculosidade.