Mais de 1.625 famílias de Ananindeua vão receber o título definitivo de terra da Prefeitura

06/07/2021 20h50 - Atualizada em 27/11/2021 20h56

A tranquilidade de ser legalmente dono da casa própria está mais próxima para 1.625 famílias da comunidade Nova Esperança, do bairro 40 Horas, que deverão receber o título definitivo de seus imóveis. Isso porque a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), iniciou nesta terça-feira (06) os serviços de georreferenciamento das áreas para a regularização fundiária do Projeto Ananindeua Legal.

“Ananindeua Legal é o maior programa de regularização fundiária da história do município de Ananindeua e, nesses quatro anos de mandato, temos a meta de legalizar 50 mil propriedades, isso é muito importante para todas as famílias do município, pois a titulação definitiva irá dar mais segurança aos cidadãos de Ananindeua, além de possibilitar um passo ainda maior na promoção de políticas públicas aos moradores e de ser um importante mecanismo de desenvolvimento do município”, destacou o prefeito doutor Daniel.

Com o uso de drones, são feitas coletas de imagens para vetorização das habitações e imóveis que serão regularizados. O mapeamento obtido pela aeronave não tripulável é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2). A previsão de conclusão desta etapa é para o mês de agosto.

A metodologia atua na correção dos dados coletados pelo GPS do drone em tempo real, com precisão de centímetros. O uso dos equipamentos por equipe treinada reduz tempo de topografia para a regularização, permitindo a obtenção de dados muito mais precisos e alta produtividade no levantamento. “Essa metodologia permitirá otimizar os serviços prestados à população, agregando celeridade e eficiência ao serviço público realizado pelas Secretarias de Habitação”, disse o secretário da Sehab, Alexandre Gomes

A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis. Isso inclui: garantia de segurança jurídica do imóvel; facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias; acesso aos serviços públicos da cidade.

“Mais do que regularizar a titularidade de um imóvel, a regularização fundiária objetiva valorizar as propriedades, qualificar as ocupações e promover o bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade. Ainda iniciaremos todo o processo junto a esses imóveis, o que leva tempo, mas ter um mapeamento detalhado representa uma etapa importante que em breve será finalizado”, afirmou o Prefeito doutor Daniel.

Projeto Ananindeua Legal

Atualmente a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) já beneficiou 1.364 famílias do município com o Programa Ananindeua Legal, que realiza Regularização Fundiária Urbana (REURB).

Neste primeiro semestre os serviços estão sendo feitos no Campo Maguari, bairro Maguari, com 164 famílias atendidas; no Jaderlândia com 3.895 lotes; na Guanabara com 300 lotes; na comunidade Guerreiros de Jeová, bairro Icuí, com 1.219 lotes; no Jardim Cidadania, bairro Curuçambá, com 53 lotes; na comunidade Elo Perdido, no bairro Distrito Industrial, com 665 lotes e na Comunidade Carlos Marighella, no bairro do Aurá, com  2.026 lotes.

É Ananindeua avançando e realizando o sonho do título definitivo de imóveis para todas as famílias do município.