'Varejão Móvel' levou produtos orgânicos direto da horta, aos moradores do Park Anne .

O Projeto é uma iniciativa da prefeitura para incentivar o produtor rural local.

02/09/2023 16h47

A manhã ensolarada de sábado, 2 de setembro, foi dia de "Varejão Móvel" para os moradores do Park Anne no Bairro da Águas Lindas. Produtos fresquinhos e de qualidade, com preços acessíveis, cultivados pelos produtores rurais do Município e levados diretamente para os consumidores.

Cerca de 60% da economia do município é movimentada pela Agricultura Familiar de Ananindeua, e há cerca de dois anos, o Projeto "Varejão Móvel", percorre os bairros de Ananindeua levando aos moradores produtos orgânicos fresquinhos por um preço acessível, tendo como objetivo divulgar a agricultura familiar, aumentando o escoamento da produção, promovendo visibilidade aos produtos produzidos em Ananindeua.

A dona Aline Nunes, doméstica, foi cedinho garantir as frutas para preparar aquele suco fresquinho em sua casa: "Já vim várias vezes ao Varejão, toda vez que tem eu compro bastante fruta. A qualidade dos produtos é excelente! Esse Projeto da Prefeitura aproxima o mercado da gente, muitas coisas não encontramos por aqui, então quando o Varejão vem, temos a possibilidade de comprar frutas e verduras que não temos aqui pelo bairro. E o valor é super em conta", afirmou.
O seu Pedro não perdeu tempo e encheu sua cestinha com frutas, verduras e legumes do Varejão "Aqui eu encontro boas novidades, tudo novo e fresquinho e direto da horta. É uma boa iniciativa da Prefeitura", declarou Pedro Costa, comerciante,
O João foi pela primeira vez ao "Varejão Móvel", gostou do que viu e aproveitou para fazer a feira: "Comprar no Varejão é uma grande vantagem. Gostei da qualidade das frutas e verduras, estão ótimas. O preço acompanha a qualidade, excelente", afirmou João Pereira, Vigilante.
E teve um fã assíduo da Ação, que aonde o Varejão Móvel está, o fã assumido vai atrás: "A única queixa que eu tenho do Varejão é que deveria ter todos os dias. Toda vez que anuncia que vai ter a Ação eu vou atrás, eu sempre encontro produtos bons com valores acessíveis. Eu tiro meu chapéu, porque é algo muito bom pra nós, aqui é garantia de preço baixo e coisas boas, vou levar pepino, banana, jambu, quiabo, macaxeira e verduras... tem tanta coisa maravilhosa que dá vontade de levar tudo", declarou Alderlan Cardoso, aposentado, .

Alimentos orgânicos:

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem o uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos, respeitando o meio ambiente e a saúde do agricultor e do consumidor. Dessa forma, leva-se à mesa alimentos de mais qualidade e saudáveis.

Importância da agricultura familiar:

A agricultura familiar é um pilar na economia brasileira. De acordo com a Organização das Nações Unidas, no relatório Estado da Alimentação e da Agricultura, o setor é capaz de erradicar a fome e garantir segurança alimentar.

Cerca de 80% dos alimentos na mesa da população brasileira, provém da agricultura familiar, apesar de corresponder a apenas 20% das terras agricultáveis, segundo dados do Censo Agropecuário realizado em 2006, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).