Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove cursos de Manipulação de Açaí e Bacaba

A partir deste mês serão realizados cursos específicos para os batedores de açaí do município

16/02/2024 11h22

Nos cursos serão repassadas as informações necessárias para o desenvolvimento dos manipuladoresConhecer as técnicas necessárias para obter o que há de melhor de frutos tão típicos do Pará, este será um dos objetivos dos cursos que serão realizados para os batedores de açaí e bacaba do município. A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), promoverá a partir do dia 20 deste mês, as ministrações das aulas, na Casa do Açaí (Centro), das 14h às 18h.

De acordo com Camila Miranda, médica veterinária responsável por toda a parte teórica do curso e que também auxilia na parte prática, o curso é voltado especificamente para o manipulador de açaí e bacaba. A SEDEC, dentro da Casa do Açaí, vai ministrar o curso totalmente gratuito e por meio dele será possível saber todas as técnicas para o processamento do fruto, resultando numa bebida com qualidade.

"Desde 2012 há uma Legislação estadual, decreto 326, que determina que todo batedor de açaí tem que realizar os cuidados no processamento do fruto para transformar na bebida. Dentre eles, tem toda a parte higiênico sanitária de lavagem dos frutos e o principal processo é o branqueamento, que é a técnica que consiste no mergulho do fruto, durante 10 segundos, numa temperatura de 80 graus Celsius, para ser feita a eliminação de qualquer patogêneo, principalmente do 'Trypanosoma cruzi'.

Segundo Silvano Ferreira, manipulador e demonstrador da parte prática do curso, serão repassadas as informações necessárias para quem quiser ter um bom desempenho como manipulador de açaí e bacaba. "Na parte prática é passada todo o processo no fluxograma. É importante ter a separação da parte limpa e da parte suja. Na área suja é importante ter uma esteira para fazer a limpeza grossa, tirar insetos, os açaís verdes e secos, pois no  processo final no despolpamento, se esse material passar, haverá uma alteração na qualidade do açaí", explicou.

Além dessa técnica, outras mais serão repassadas para os manipuladores que estiverem participando dos cursos, que terão em média de quatro a cinco horas, no qual o batedor de açaí, primeiramente, poderá assistir uma palestra sobre gestão financeira e depois haverá a parte teórica relacionada com o universo da Vigilância Sanitária, seguindo com a parte prática.

Será alguma grande oportunidade para quem pretende aprender as técnicas sobre esta maneira de tratar os frutos de maneira rentável.

Fique por dentro de toda a programação:

Fevereiro: 20, 22, 27 e 29

Março: 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26, 28

Abril: 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30

Maio: 02, 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28, 29

Junho: 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25, 27

Serviço: Os cursos de Manipulação de Açaí e Bacaba serão realizados na Casa do Açaí (Avenida Zacarias de Assunção, 96, Centro), das 14h às 18h. Contato para quem quiser participar dos cursos: (91) 9310-4310.