Anarriê: Forró Ananindeua iniciou nesta quinta-feira (1º), com programação em um Shopping da cidade

02/06/2023 14h37 - Atualizada em 02/06/2023 15h11
Secom

 “Estou com a expectativa bem alta para este ano do Forró Ananindeua, porque é muito emocionante ver que a nossa cultura está sendo valorizada com esses eventos. Já participei como brincante e hoje vim só apreciar", diz empolgada Thainelle Ribeiro, de 20 anos. A jovem que já foi brincante na quadrilha Junina Sedução da Paz fez questão de ir com a família para a programação cultural do Forró Ananindeua - O Maior São João do Pará, que nesta 27ª Edição iniciou na praça ao ar livre do Shopping Metrópole.

A parceria com o Marketing do Shopping ocorre pela primeira vez, e vai até o dia 04 (próximo domingo), sempre a partir das 17h com apresentação de Quadrilhas Juninas. A partir da próxima semana, segue no Estacionamento do Abacatão (próximo a arterial 18) com Show musical e Concursos ( Municipal e Intermunicipal) de Quadrilhas e Misses. 

“Essa parceria do Shopping com a Prefeitura de Ananindeua vem para trabalharmos em conjunto na geração empregos, renda e trazer cultura e lazer para a nossa sociedade. O nosso Forró Ananindeua virou uma marca da nossa gestão, fazendo com que cada vez mais os nossos grupos de quadrilhas possam se destacar no cenário estadual”, pontuou Drº Daniel, prefeito de Ananindeua. 

O Forró Ananindeua tem uma programação extensa que está sendo realizada pela prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 

“Essa edição especial do Forró Ananindeua 2023 tem a importância de democratizar os acessos dos espaços culturais em nosso município. Ananindeua o que mais incentiva e fomenta a quadra junina no estado do Pará”, reitera o secretário Municipal de Cultura, Cesar Gaspar Freitas.

Quadrilhas animam o público

A Edição especial do Forró Ananindeua em parceria com o Shopping Metrópole contou com a inscrição de 18 quadrilhas juninas que concorrem a prêmios em dinheiro para os dez primeiros lugares. A cada noite, 6 grupos culturais se apresentam. No domingo, 4, último dia, ocorrerá a premiação.

A programação marcou a inauguração da praça a céu aberto do Shopping, e o superintendente do Shopping em Ananindeua, Antônio Carlos Maziviero, explicou que a colaboração público-privada fortalece o incentivo cultural local. “Nós temos portas abertas com a prefeitura, entendemos que o Shopping é mais que um simples local de compras e um lugar de cultura, lazer e de convivência. Essa parceria com a prefeitura garante mais lazer e acolhimento para a população, mas também premia os artistas locais. Nossa premiação vai de mil a 10 mil reais”. 

O público que frequentou o primeiro dia de programação ficou bastante animado com as apresentações, “As quadrilhas são maravilhosas, vamos nos surpreender com as roupas e com as coreografias que se prepararam a tanto tempo. A nossa cultura precisa ser mostrada mais e que venham assistir e apreciar o momento”, comentou a Márcia de Souza, 51 anos.  

Este ano, pela primeira vez, Ananindeua vai sediar um Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Junidas. Kedna Barbosa, Diretora de Cultura da Secult, falou das novidades nesta edição do Forró Ananindeua que seguirá no Estacionamento do Abacatão. “Espero todos no Abacatão, além da competição de quadrilhas, terá competição de touro mecânico, um parque de diversão para as crianças, o museu em homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga e outros vários serviços”.  

Serviço: programação

De 1º a 4 de junho, das 17h30 às 22h - Shopping Metrópole - Praça ao ar livre do Shopping, localizado na Rod. Mário Covas com a BR 316.

De 9 a 11 de junho, sexta, sábado e domingo, Concurso Municipal de Quadrilhas, no estacionamento do Abacatão - Arterial 18, Cidade Nova. 

De 15 a 18 de junho, quinta, sexta, sábado e domingo, Concurso Municipal de Quadrilhas,  no estacionamento do Abacatão - Arterial 18, Cidade Nova. 

De 22 a 24 de junho, quinta, sexta e sábado,  Concurso Intermunicipal do Forró Ananindeua, no estacionamento do Abacatão - Arterial 18, Cidade Nova.

No dia 25 de junho, domingo, será a Premiação e a Reapresentação das Quadrilhas e Misses vencedoras, no estacionamento do Abacatão - Arterial 18, Cidade Nova.