Dia ‘D’ de ações educativas na 11ª edição do Prefeitura em Movimento

A SEMUTRAN também desenvolve outras ações nas escolas dentro da Semana Nacional de Trânsito (SNT)

25/09/2023 09h11 - Atualizada em 25/09/2023 10h50
Secom

Dia “D” de educação no trânsitoDurante a programação do último dia do Prefeitura em Movimento, que ocorreu 23 de setembro, no Curuçambá, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTRAN) realizou o dia “D” de educação no trânsito. Uma das ações foi a orientação sobre os efeitos da poluição sonora. 

Os agentes realizaram palestras e oficinas sobre os efeitos da poluição sonora na saúde das pessoas e no meio ambiente, e como mudanças de hábitos podem melhorar a qualidade de vida da população e dos animais.

Coordenador de Educação no Trânsito da SEMUTRAN, Walter Bonfim

Para o coordenador de Educação no Trânsito da SEMUTRAN, Walter Bonfim, é preciso denunciar a poluição sonora. “Devemos ensinar a educação no trânsito para as crianças, que são futuros condutores. Já os adultos conversamos um pouco sobre poluição sonora, sobre aquele vizinho barulhento, aquele som altíssimo, aquele carro som, aquela moto barulhenta, você pode ligar para o 190 e denunciar”.

Crianças reproduzindo conhecimento

Além disso, as crianças apresentaram noção de segurança no trânsito, através de aula e pintura. Os pequeninos deram toda atenção para as informações que eram passadas pelos agentes de trânsito: diferença das cores do semáforo, atravessar na faixa e ter atenção ao andar na rua. 

Com lápis e papel na mão, foi o momento de mostrar que aprenderam os ensinamentos. Com as atividades lúdicas, as crianças reproduziram o conhecimento com os seus familiares. 

Campanha 

Desde maio de 2023, a SEMUTRAN, juntamente com outros órgãos, está desenvolvendo a campanha “Diminua o som e aumente o respeito”. A ação visa a conscientização da população em relação à população sonora. 

A campanha já foi promovida com blitz com carros, ônibus, carro automotivo, bares e restaurantes de Ananindeua. 

Semana Nacional de Trânsito 

A SEMUTRAN realizou palestra, atividades, oficinas e panfletagem em três unidades educacionais de Ananindeua. Os alunos aprenderam como atravessar na faixa de pedestre, a diferença das cores no semáforo e ter atenção quando estiver andando na rua.