Órgãos de segurança realizam reunião de alinhamento para a Romaria do Traslado

Esta é a 29ª Romaria do Traslado para Ananindeua

05/09/2023 09h29 - Atualizada em 06/09/2023 11h01

Nesta segunda-feira (4), às 10h, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou, junto com órgão de segurança de Ananindeua, uma reunião extraordinária sobre a Romaria Rodoviária do Círio de Nazaré 2023.

Participam da reunião: Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SEMUTRAN), Polícia Militar (PMPA), Polícia Civil (PCPA), Corpo de Bombeiros, Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA), Secretaria Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Serviço Urbano (SEURB), Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESDS) e a Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (SESAN).

O secretário da SEMUTRAN, Gilberto Barbosa, pontuou que os agentes de trânsito estarão nas ruas para ajudar nas ocorrências. “Hoje estamos fazendo alinhamento para a nossa romaria, estamos discutindo melhorias para que todos os devotos possam participar das homenagem. A SEMUTRAN trabalhará com todo o efetivo para melhor atender a população e os romeiros”.

Na ocasião, foram apresentados planos para a melhoria da trafegabilidade das vias durante os percursos da procissão. A maioria do percurso permanece o mesmo dos anos anteriores - que serão divulgados pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Com a ajuda de um ônibus, a equipe de segurança realizou uma simulação do percurso para verificar as condições das vias e mudanças no mapa por onde vai passar a imagem peregrina. A SESAN, Defesa Civil e SEURB fizeram o mapeamento dos pontos a serem trabalhados até o romaria.

O diretor de procissões, Franco Marcial Gomes Barreto, disse que o trabalho continua para que dê tudo certo no dia do Traslado para Ananindeua. “Vamos fazer o trajeto onde a procissão de sexta-feira vai passar, para fazer a verificação de ruas, para que nada ocorra no dia e, se precisar, fazer alguma alteração. Então, temos tempo hábil para poder ajustar”, contou.

Passarelas - No dia 6 de outubro, não pode ter aglomeração em cima das passarelas da BR-316.  As unidades estarão abertas apenas para deslocamento de pedestres.

Fogos de artifício -  Os fogos de artifício com estampido são proibidos no estado do Pará, por conta da Lei 9.593/22, onde em ocorrências nos anos anteriores causaram acidentes em romeiros. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) pede para que sejam evitados a utilização dos fogos.

TrasladoNo dia 6 de outubro, ocorrerá a maior das Romarias do Círio de Nazaré. A romaria do Traslado para Ananindeua terá mais de 50 quilômetros, com um tempo estimado de 10h de duração. A procissão já dura mais de 29 anos.