Vias de Ananindeua recebem sinalização vertical e horizontal

28/08/2023 11h46
Secom

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTRAN), realizou a elaboração dos projetos e execução nas últimas semanas de agosto as sinalizações estratigráficas nas Travessas WE-75, We-68, WE-53, WE-54, SN-21, SN-22, Rua União (Jaderlândia), Rua Jardim Esmeralda (Guanabara) e Rua Jovelina Carneiro (Icuí). 

Ao todo, quase 6 quilômetros de vias receberam sinalização de trânsito, com implantação de placas verticais e pinturas no pavimento. A sinalização nas vias do município de Ananindeua, ocorre nos períodos diurno e noturno. 

A diretora de Mobilidade da SEMUTRAN, Nelma Almeida Siqueira, destacou a importância da sinalização nas vias. “A sinalização é essencial para uma boa mobilidade urbana no município, garantindo a segurança, organização das vias e melhor trafegabilidade para os usuários. As placas de trânsito, por exemplo, indicam as rotas mais seguras e eficientes para os motoristas, evitando congestionamentos e acidentes. São vários os benefícios que a sinalização viária traz para o município. É fundamental que motoristas, ciclistas e pedestres estejam atentos e obedeçam a sinalização das nossas vias”. 

Atualmente a SN-24, com 1.100 quilômetro, na Cidade Nova, está recebendo sinalização vertical e horizontal, atendendo todas as normas de segurança contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Serviços

Sinalização vertical - são compostas por placas de trânsito que são divididos em três setores: Placa de Regulamentação, são as norma de circulação de condutores (Pare, proibido estacionar); Placa de Indicação fornecem informações úteis para os condutores (rodovia, hospital, escola) e as Placas de Advertência que informa o os condutores sobre perigos na vias (curva perigosa, obras na via, pista escorregadia). 

Sinalização horizontal - são pinturas ou aplicação nas vias asfaltadas. Junto com a sinalização vertical ajuda na organização do trânsito e garante segurança. 

São ciclofaixas, ciclorrotas, faixa de pedestre, linha lateral amarela ou branca (bordos).