SEMMU participa da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social reforçando compromisso com a proteção das mulheres

Conferência destaca integração entre secretarias e sociedade civil na construção de uma assistência social mais justa e igualitária  

08/07/2025 18h21 - Atualizada em 09/07/2025 13h10
Secom

Na última sexta-feira, dia 5, a Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) marcou presença na 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ananindeua, realizada no auditório da Unama Ananindeua. O evento teve como tema central os “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em construção da proteção social, garantia de direitos e resistência”, reunindo representantes do poder público, servidores, conselheiros, entidades sociais e a sociedade civil.

11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ananindeua.A conferência foi um espaço democrático de escuta e construção coletiva, que avaliou os avanços e os desafios da política de assistência social no município. A atividade também teve como objetivo principal eleger delegados e elaborar propostas para as etapas estadual e nacional da conferência, fortalecendo a participação popular e a gestão compartilhada das políticas sociais.

Durante a conferência, foram debatidos temas como: a consolidação da rede de proteção social básica e especial, o fortalecimento da articulação entre os equipamentos públicos, como CRAS, CREAS e unidades de acolhimento, a importância do financiamento público para a assistência social e o papel do SUAS no enfrentamento das desigualdades e na defesa dos direitos humanos.

A SEMMU, por meio de sua equipe multidisciplinar, contribuiu com as discussões relacionadas à proteção integral das meninas e mulheres, destacando a atuação em rede com outros órgãos, como a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). A parceria fortalece as ações de enfrentamento à violência de gênero, desde o acolhimento até o acompanhamento psicossocial e jurídico das vítimas.

Secretaria da Semmu, Andreza Miranda.Para a secretária municipal da Mulher, Andreza Miranda, a presença da SEMMU nesse tipo de evento reforça o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas para a equidade de gênero e a proteção social. “Estar presente na conferência é mais do que uma participação institucional. É reafirmar nosso papel na construção de uma sociedade mais justa, segura e acolhedora para todas as mulheres”, declarou.

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social foi mais um passo importante na construção de políticas públicas integradas, participativas e inclusivas, reafirmando o SUAS como ferramenta essencial de garantia de direitos e promoção da cidadania.

OUTRAS NOTÍCIAS