1º Workshop de Proteção e Defesa Civil na região do Baixo Tocantins

O evento teve o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes

09/04/2024 11h11

Auditório da Faculdade AFYA, Ciências Médicas de Abaetetuba, Pará.Nos dias 27 e 28 de março, representantes da Defesa Civil de Ananindeua, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), participaram do 1º Workshop de Proteção e Defesa Civil na região do Baixo Tocantins, Pará, no auditório da Faculdade AFYA, Ciências Médicas de Abaetetuba.

O evento reuniu representantes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPEDEC) de diversos municípios da região do Baixo Tocantins e teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, além de discutir estratégias para aprimorar a atuação das defesas civis locais.

O workshop foi de grande importância para a Defesa Civil de Ananindeua, que não teria sido incluída por não estar sob a alçada do Tocantins. No entanto, devido à crescente importância da unidade do município em comparação com outras defesas civis do Estado, ela foi convidada a participar.

Denes Mercury, Cristiane Ataíde, Major Jânio e Larissa Pereira. A Coordenadora da Defesa Civil do município, Cristiane Ataíde, destacou a relevância de participar do evento. “O evento possibilitou aprender como agir em situações de desastre, onde buscar recursos, como orientar a comunidade e trocar experiências com outras defesas civis. Foi destacada a relevância do evento no aumento do conhecimento, permitindo resolver questões que anteriormente pareciam intransponíveis. Com isso, ficaram mais claros os caminhos a seguir em caso de enfrentamento de calamidades, reduzindo as dificuldades para encontrar a direção correta”, explicou Cristiane.

Durante o workshop, foram abordados temas essenciais para a gestão de desastres e emergências. Cada município teve a oportunidade de compartilhar suas conquistas e desafios na área, bem como aprender com as práticas adotadas por outros colegas. Os principais tópicos incluíram:

Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID): Os coordenadores discutiram a importância do correto registro no S2ID, fundamental para o monitoramento e tomada de decisões eficazes em situações de crise.

Plano de Contingência: Os participantes aprenderam como elaborar e implementar planos de contingência específicos para cada município. Esses planos são essenciais para resposta rápida e organizada diante de eventos adversos como enchentes, deslizamentos de terra e incêndios.

Solicitação de Ajuda Humanitária: A discussão envolveu estratégias para solicitar apoio e recursos humanitários em momentos críticos. A cooperação entre os municípios é fundamental para garantir que as necessidades sejam atendidas eficientemente.

Melhoria Contínua: Os participantes compartilharam ideias sobre como aprimorar a atuação das defesas civis em seus respectivos municípios. A troca de conhecimentos foi extremamente importante e permitiu identificar oportunidades de crescimento.

Coordenadores trocando experiências.Os representantes das Compdec dos municípios de Abaetetuba, Mocajuba, Moju, Tailândia, Cametá, Limoeiro do Ajurú, Tucuruí, Xinguara, Marabá, Paraupebas, Marituba, Ananindeua, Barcarena, Igarapé-Miri, Urianópolis, Baião, Santana do Araguaia e Paragominas participaram do evento, fortalecendo a rede de proteção e defesa civil na região.

O compromisso desses profissionais em trabalhar pela segurança e bem-estar da população é fundamental para enfrentar os desafios naturais e garantir uma resposta eficiente em momentos de crise. No entanto, é necessário que as secretarias que compõem os municípios estejam comprometidas e em sintonia com as Defesas Civis para preparação e cooperação mútua, o que é essencial para atender rapidamente e estrategicamente às demandas que surgirem.