Nivelamento Técnico em Proteção e Defesa Civil na região do Guajará

Com o objetivo de manter-se atualizado com os procedimentos técnicos em caso de emergências, SEHAB e Defesa Civil participaram do curso.

31/10/2023 12h46

Participantes do curso.Dos dias 25 a 27 de outubro, a Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e a Defesa Civil de Ananindeua, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), participaram do "Curso de Nivelamento Técnico em Proteção e Defesa Civil", no anexo à UBS Teófilo Costa, estrada da Pirelli, Marituba, com a participação de vários outros municípios.

O curso foi ministrado pela Defesa Civil do Estado, para atender à região do Guajará e ofereceu uma oportunidade única para aprimorar o conhecimento e a capacidade de resposta a desastres. Abrangendo uma ampla gama de tópicos e apresentou um conteúdo programático que visou capacitar os participantes a entender e lidar com situações de risco e desastres.

Alciney Veras e Cristiane Ataíde. Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de Ananindeua, Cristiane Ataíde, um dos objetivos do curso é se familiarizar com os sistemas utilizados no país para a captação de recursos federais em caso de desastres. "A gente aprende como fazer o registro no S21D para ter reconhecimento federal, e trazer recursos para o município em caso de emergências. E também dá uma resposta mais rápida para a população em caso de calamidades", disse Cristiane.

A SEHAB participou do curso oferecendo uma visão técnica das áreas mais vulneráveis da região de Ananindeua. Disponibilizando dados de levantamento das famílias que mais sofrem com as enchentes, vendavais e algumas queimadas no município.

"A SEHAB tem uma parceria com a Defesa Civil para trabalhar em conjunto, potencializando a rede de atendimento através de um planejamento técnico e viabilizar o direito das famílias que mais são atingidas pelas catástrofes", explicou o diretor de habitação Alciney Veras.

Esse curso é uma iniciativa fundamental para fortalecer a preparação e a capacidade de resposta das comunidades na região do Guajará, contribuindo para a segurança pública e a proteção das vidas e do patrimônio. O conhecimento adquirido neste evento pode ser crucial em momentos de crise, e os municípios envolvidos estão tomando medidas proativas para garantir a segurança de seus cidadãos.

Tópicos abordados durante o curso:

Proteção e Defesa Civil: Introdução à Política Nacional

Este módulo oferece uma visão geral da Proteção e Defesa Civil no contexto brasileiro. Os participantes foram introduzidos a conceitos fundamentais, incluindo avaliação de risco de desastres, análise de ameaças, vulnerabilidade e exposição, bem como ações de prevenção e mitigação.

Gestão de Processos de Defesa Civil:

Neste segmento, o foco esteve nos processos relacionados à gestão de riscos, desde medidas preventivas até o gerenciamento de desastres e as fases de resposta e recuperação. Além da padronização e planejamento de cada operação que foram abordados detalhadamente.

Operacionalização do S21D (Sistema de Defesa Civil):

Os participantes aprenderam a utilizar o Sistema de Defesa Civil S21D, incluindo o procedimento de solicitação de acesso e a inserção de informações críticas no FIDE (Formulário de Informações de Desastres). Além disso, foram orientados sobre os documentos necessários para a decretação de situações de desastre e a importância de uma comunicação eficaz com as autoridades estaduais.