Segurança de Ananindeua ganha reforço de 36 novos guardas municipais

17/05/2023 19h27 - Atualizada em 17/05/2023 20h02
Secom

“Sempre quis ser um guarda municipal. É a realização de um sonho depois de muitas lutas, sofrimento e noite estudando. E hoje estou podendo realizar esse sonho e é o começo de uma nova estória”. Foi assim que Joaz Melo Pinheiro comemorou a posse como novo guarda municipal de Ananindeua, junto com a mulher Kimberly, o filho de 3 anos e a mãe. 

Joaz foi um dos 36 novos guardas municipais empossados nesta terça-feira, 16, em cerimônia realizada no auditório da ACIA, Associação Empresarial de Ananindeua. Eles foram aprovados no concurso público nº004/2019 da Guarda Civil Municipal, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração. 

Os candidatos passaram pela primeira fase, com Prova Objetiva  Múltipla Escolha, Teste de Avaliação Física – TAF, Avaliação Psicológica, Avaliação Antropométrica e Médica e ainda, Investigação de Antecedentes Pessoais. 

A segunda fase e última etapa do certame foi o Curso de Formação, dividido em duas etapas: a primeira ministrada pela Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA). A segunda pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP. O Concurso Público foi acompanhado pela da Secretaria Municipal de Administração - SEMAD.

Nesta etapa do curso de formação, os candidatos passam por aulas teóricas e de exercícios como é o caso da ordem unida, que trabalha a exatidão na execução dos movimentos habituais de marcha, parada ou reunião dos componentes de uma tropa. Esse tipo de formação condiciona o militar a ser o mais proficiente possível.

Quem também estava esbanjando felicidade era Rafael Malcher, que fez o ato de juramento. Acompanhado da família, ele festejou a posse.

“É um dos momentos mais importantes da minha vida realizar esse sonho, que tanto busquei para concretizar. Agora só alegria e a responsabilidade de garantir a segurança que Ananindeua precisa”. 

O prefeito Doutor Daniel Santos, acompanhado do secretário de Administração, Thiago Matos, do secretário de Segurança Pública, Arlindo Penha da Silva e da Inspetora Geral da Guarda Civil Municipal, Renata dos Santos Risuenho, destacou a importância da chegada dos novos guardas. “É mais segurança para a nossa Ananindeua para que a nossa população possa andar mais tranquila pelas ruas, pelas praças com uma abordagem técnica e humanizada”. 

O secretário de Segurança e Defesa Social de Ananindeua, Arlindo Penha da Silva, enalteceu o quanto a atual gestão investe no setor. "Agora temos novos guardas, que já entrarão na folha de pagamento este mês e que vão receber auxílio fardamento. Temos novas viaturas e motos. A atual administração mostra que investe em segurança pra garantir mais tranquilidade para a nossa população", enfatizou. 

Atualmente, a Guarda Civil Municipal possui 140 servidores que atuam em várias frentes de trabalho por meio do Patrulhamento de Policiamento Ambiental, Motopatrulhamento Rondan, Grupamento Tático Romu, Grupamentos de Serviço Ordinário e de Inspetoria Regional, além da Patrulha Maria da Penha e Projeto Anjos da Guarda.