Prefeitura retoma projeto "Anjos da Guarda"

13/04/2022 12h36

Para fomentar iniciativas de cidadania e consciência social, principalmente de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, a Guarda Civil Municipal de Ananindeua promoveu, na manhã desta terça feira (12/04), na Escola Estadual Oneide de Sousa Tavares, a reabertura do projeto "Anjos da Guarda", após suspensão por conta da pandemia da Covid-19.

A Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Sesds), desenvolve atividades socioeducativas, desportivas e culturais. Para o coordenador do projeto, Diogo Oliveira, o principal intuito é fazer com essas crianças e adolescentes tornem-se cidadãos do bem. "A gente acredita que os esportes e as atividades desenvolvidas possam abrir a mente desses meninos e meninas para que eles sejam pessoas de bem", disse ele.

O vice-prefeito de Ananindeua, Erick Monteiro, esteve no evento, representando o prefeito Doutor Daniel Santos e recebeu de um aluno uma camisa e um boné do projeto. "O Anjos da Guarda é motivo de muito orgulho para nós como gestores públicos", falou ele, agradecendo e parabenizando a Guarda Civil Municipal e todos os envolvidos nas ações.

Para a comandante da Guarda Municipal de Ananindeua, Renata Risuenho, a segurança pública só poderá ser realizada, de fato, quando as políticas públicas forem agregadas à educação. Segundo ela, "as mazelas da sociedade são trabalhadas a partir do momento em que há conscientização da cidadania e de valores éticos e morais".

O secretário da Sesds, Arlindo Silva, destacou em seu discurso que a Guarda Municipal não é apenas para repreensão, mas também prevenção. "As crianças e os adolescentes estão de parabéns por esse excelentíssimo trabalho, porque é na escola que aprendemos, além do ensino regular, alguns valores", parabenizou o chefe da pasta.

Sobre o projeto "Anjos da Guarda":

Fundado em 2015, atualmente atende crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 17 anos, sempre no contraturno escolar e a maioria delas em situação de vulnerabilidade social. O projeto funciona nas segundas, quartas e sextas-feiras, de manhã de 8h30 às 11h30 e pela tarde de 14h30 às 17h. As atividades desenvolvidas vão desde o esporte, passando pela educação ambiental, primeiros socorros até a educação do trânsito, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (Semutran). O objetivo, dentre os já citados no texto, é formar cidadãos críticos e humanizados.