Junho Violeta promove conscientização e cuidados com a pessoa idosa na Clínica Saúde da Família Deus é Amor

23/06/2026 17h45 - Atualizada em 23/06/2026 18h28
Secom

Idosos e moradores da comunidade participaram da programação do Junho Violeta, reforçando a importância do respeito, da proteção e da valorização da pessoa idosa.Em alusão ao Junho Violeta, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, a Clínica Saúde da Família Deus é Amor promoveu uma programação especial voltada à valorização, proteção e cuidado da população idosa. A iniciativa reuniu usuários, profissionais de saúde e convidados para um momento de orientação, acolhimento e promoção da qualidade de vida.

A programação do Junho Violeta reuniu idosos, familiares e moradores da comunidade em um momento de conscientização, aprendizado e valorização da pessoa idosa. O evento reuniu idosos, profissionais de saúde e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa. Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa abordando temas essenciais, como a prevenção de quedas e as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, assuntos que fazem parte da campanha nacional de conscientização do Junho Violeta.

A atividade contou com a presença de convidados especiais, entre eles Samia Genú, coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa da SESAU; Elizete Ramos, pedagoga, assistente social e coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Nossa Senhora do Amparo; e Luciana Freire, enfermeira da ESF Deus é Amor, que compartilharam orientações e experiências sobre a promoção da saúde, proteção e garantia de direitos da população idosa.

Equipe da Estratégia Saúde da Família Deus é Amor participou da ação oferecendo orientações, acolhimento e serviços de saúde voltados ao público idoso.Além das palestras e debates, os participantes também tiveram acesso a diversos serviços de saúde, incluindo consultas médicas, atendimento odontológico, testes rápidos e aferição de pressão arterial. O encerramento da programação contou ainda com uma atividade de alongamento conduzida pelo professor Kaio Bittencourt, proporcionando momentos de integração, bem-estar e incentivo à prática de atividades físicas.

O professor Kaio Bittencourt conduziu uma atividade de alongamento, incentivando a prática de exercícios físicos e a melhoria da qualidade de vida dos idosos presentes.A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Ananindeua com a valorização da pessoa idosa, promovendo iniciativas que fortalecem a saúde, a inclusão social e o respeito à terceira idade.

O Junho Violeta é uma campanha dedicada à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, lembrando que envelhecer é um direito e viver com dignidade deve ser um compromisso de toda a sociedade.