Prefeitura de Ananindeua entrega 150 kits enxoval e fortalece cuidado integral às gestantes
Secom
Emoção e gratidão marcaram a entrega de 150 kits enxoval para gestantes acompanhadas pelo Programa Municipal Mãe Ananin, realizada na manhã desta segunda-feira (02), na sede do CadÚnico, em Ananindeua.
Danielle Silva, beneficiária da ação.“Esse kit veio no tempo perfeito. Vou ganhar bebê na próxima semana e ainda faltava muita coisa. Foi uma bênção na minha vida. Sou muito grata por esse cuidado”, relatou, emocionada, Danielle Silva, de 27 anos, uma das beneficiárias da ação.
Criado em 2022, o Programa Mãe Ananin é desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SESAU) e de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), assegurando acompanhamento completo durante o pré-natal, parto, pós-parto e também nos primeiros 24 meses de vida do bebê. Atualmente, o programa já beneficiou mais de 5 mil gestantes no município.
A efetividade das ações também se reflete na melhoria dos indicadores da primeira infância. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que Ananindeua apresentou redução nos índices de óbitos na primeira infância, passando de 15,61‰, em 2021, para 11,72‰, em 2023, resultado associado ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde materno-infantil.
Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.“O Mãe Ananin é um cuidado que começa antes do nascimento e segue junto com a família nos primeiros anos de vida da criança. É um investimento em saúde, dignidade e no futuro da nossa cidade. Tenho muita alegria em ver que estamos avançando na proteção da primeira infância”, afirmou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.
Deputada federal, Alessandra Haber, idealizadora da ação.Idealizadora do programa, a deputada federal Alessandra Haber destacou o alcance social da iniciativa. “Pensar no Mãe Ananin foi pensar em mulheres que muitas vezes enfrentam a gestação sozinhas. Esse programa acolhe, orienta e garante que nenhuma mãe fique desassistida em um momento tão especial”, ressaltou.
Vice- prefeito de Ananindeua, Hugo Atayde, entregando o Kit.O vice-prefeito Hugo Atayde reforçou a importância da política pública para a proteção da primeira infância. “Quando cuidamos das mães, cuidamos das crianças e fortalecemos toda a família. O Mãe Ananin é um exemplo de política pública eficiente, sensível e transformadora”, pontuou.
Secretária municipal de Saúde, Dayane da Silva Lima.Para a secretária municipal de Saúde, Dayane da Silva Lima, o programa é essencial para incentivar o acompanhamento adequado da gestação. “Estamos trabalhando para ampliar os índices de pré-natal. Nosso objetivo é evitar que as gestantes cheguem ao sistema de saúde apenas no final da gravidez, já com doenças que poderiam ter sido prevenidas. Um bom pré-natal aumenta as chances de um bebê saudável e contribui diretamente para a melhoria dos indicadores da primeira infância”, esclareceu.
As gestantes que cumprem o pré-natal na Unidade Básica de Saúde, com exames e consultas, e são acompanhadas pelo CRAS recebem um kit enxoval completo, contendo banheira, fraldas, roupas, carrinho, entre outros itens essenciais para os primeiros cuidados com o bebê.
Titular da da SEMCAT, Francy Pereira.A secretária da SEMCAT, Francy Pereira, destacou o impacto social da ação. “O nascimento de um filho transforma completamente a vida de uma mulher. Ter estrutura e suporte nesse momento faz toda a diferença. Por isso, além do kit enxoval, promovemos reuniões educativas nos CRAS, fortalecendo o cuidado e a autonomia dessas mães”, frisou.
Diretora de Saúde da SESAU, Samia Borges.Segundo a diretora de Saúde da SESAU, Samia Borges, o programa garante um acompanhamento contínuo e integrado. “A SESAU atua de forma articulada com a SEMCAT para oferecer um cuidado integral, com consultas médicas, visitas domiciliares, exames, orientações e ações educativas durante toda a gestação”, explicou.
Coordenadora da Proteção Social Básica, Jessica Sousa.A coordenadora da Proteção Social Básica, Jessica Sousa, reforçou o papel do CRAS no acompanhamento das famílias. “Essas mulheres também são acompanhadas pelo CRAS, que fortalece o vínculo familiar e potencializa o cuidado com a primeira infância”, afirmou.
Eduarda Trindade, grávida de seis meses.Entre as beneficiárias, Eduarda Trindade, grávida de seis meses, também celebrou o recebimento do kit. “O Programa Mãe Ananin é essencial para nós gestantes. Temos acompanhamento, consultas, vacinas e agora o kit enxoval. Vai me ajudar muito, porque eu ainda não tinha nada. Sou muito grata à Prefeitura de Ananindeua”, disse.
Programa Mãe AnaninSaiba como participar do Programa Mãe Ananin
Para participar, é necessário:
► Ser residente em Ananindeua e iniciar o pré-natal até a 12ª semana de gestação, com registro na caderneta da gestante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
► Realizar no mínimo seis consultas de pré-natal (com médico e enfermeiro), além de consultas odontológicas;
► Registrar na caderneta os exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, além das vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT;
► Passar por atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município.
As mulheres com Beta HCG positivo devem procurar inicialmente a UBS mais próxima para iniciar o pré-natal e, em seguida, o CRAS correspondente ao seu bairro.


