Prefeitura entrega enxoval para 65 gestantes cadastradas no Programa "Mãe Ananin"

O Programa realiza o acompanhamento e dá o suporte para que as gestantes tenham uma gravidez mais saudável e digna

25/01/2024 12h39 - Atualizada em 25/01/2024 13h49

Anabelle Magalhães, à espera da pequena Ariella"Estou muito feliz e só tenho a agradecer a Prefeitura por esse momento, eu não tinha nada e agora estou aqui para ganhar o enxoval para minha bebê. Fui realizar meu Pré-natal na UBS do Warislândia, fui muito bem recebida e me deram todas as orientações a serem seguidas para participar do Programa e ganhar meu enxoval, segui todos os critérios e agora, estou aqui", disse Anabelle Magalhães, à espera da pequena Ariella.

Na manhã da última quarta-feira (24), além da mamãe Anabelle, o Prefeito, Dr. Daniel Santos, entregou para outras 64 mãezinhas, os enxovais para as gestantes cadastradas no Programa Municipal "Mãe Ananin", da Prefeitura de Ananindeua, que conta com o apoio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) que, em um trabalho desenvolvido em união, fizeram a alegria das futuras mamães.

A Cerimônia ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA) com a presença do Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos; da Secretária de Saúde , Dayane Lima; do Secretário da SEMCAT, Júnior Hage; Presidente da Câmara dos Vereadores, Ruy Begot; vereadores e as gestantes contempladas pelo Mãe Ananin.

Radiante com a chegada da Ayla Sofia, a mamãe Sheila Cristina da SilvaRadiante com a chegada da Ayla Sofia, a mamãe Sheila Cristina da Silva, era só sorrisos na expectativa para receber o enxoval das mãos do Prefeito. "Através da enfermeira da UBS Curuçambá Urbano, conheci e fui inscrita no Programa desde a primeira consulta do Pré-natal. Facilita em tudo na nossa vida, os exames são realizados em uma rapidez incrível, as consultas odontológicas são maravilhosas, recebemos o passe que serve para o nosso ir e vir das consultas e exames. Só tenho elogios para esse Programa da Prefeitura, somos muito bem acolhidas pela Equipe, que é humanizada e muito bem preparada.

Secretária de Saúde, Dayane Lima, cuidado e humanidade às mulheres e seus bebêsSegundo a Secretária de Saúde, Dayane Lima, o "Mãe Ananin" é mais que um Projeto, é um gesto de amor, cuidado e humanidade às mulheres e seus bebês. "Desenvolvemos um trabalho humanizado e de qualidade, e o nosso principal objetivo é garantir todos os direitos de saúde das mães e dos bebês", frisou a Secretária.

A Secretária ressalta ainda que a importância do programa "Mãe Ananin", é reduzir os índices de mortalidade materno e infantil no município, por meio de um atendimento humanizado de assistência à gestante durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto. Além disso, o acompanhamento do bebê é contínuo, até os 24 meses de vida.

Secretário da SEMCAT, Júnior Hage parabeniza todas as mamães que vão receber seu enxovalPara o Secretário da SEMCAT, Júnior Hage, o programa faz parte de um case de sucesso dentre as políticas públicas executadas na atual Gestão e que estão ganhando destaque. "O Programa "Mãe Ananin" é uma política pública casada entre a saúde e a assistência, onde a saúde faz toda a recepção das mães e o acompanhamento do pré-natal, um dos critérios fundamentais para que as mães recebam esse enxoval. Hoje, Ananindeua é um exemplo no Estado do Pará com suas políticas públicas, pois temos um Gestor de visão. Parabenizo todas as mamães que vão receber seu enxoval", declarou o Secretário.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel SantosPara o Prefeito, que é médico obstetra, por acompanhar a situação das gestantes quando realizava atendimentos, e ver suas dificuldades em vários âmbitos, conta que foram também, os motivos os quais o levaram a iniciar sua luta por melhorias na vida dessas mulheres e mães.

"Como obstetra, é muito gratificante fazer essa entrega aqui para vocês. Eu sempre expresso, durante nossas reuniões de planejamento, o quanto esse Programa é importante e necessário, quando começamos a entregar o enxoval pensamos nele como um prêmio pra quem fizesse o Pré-natal de maneira adequada. Pois quando o pré-natal é bem-feito, tanto o desenvolvimento do filho de vocês quanto o pós-parto, terá sucesso. Vamos continuar trabalhando para que possamos estar ajudando cada uma de vocês para ter sempre uma qualidade de atendimento e cuidados tanto com a saúde como dos filhos que irão nascer", concluiu o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.

Como participar do Programa:
As mulheres que tiverem o Beta HCG positivo e interessadas em participar do Mãe Ananin, devem primeiramente procurar a UBS mais próxima de sua casa para iniciar o pré-natal, e em seguida ir ao CRAS. E para receber o enxoval do Bebê, devem cumprir os critérios abaixo:

► Mães residentes em Ananindeua que iniciem o pré-natal até a 12º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.

►Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas.

►Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT;

►Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município (mínima uma a cada trimestre).

Componentes do enxoval(kit "Mãe Ananin"):
- Manta para bebê;
- Conjunto com 3 body baby,manga curta;
- Bolsa para bebê;
- Fralda estampada;
- Camiseta para bebê - kit com 3;
- Jogo de lençol para berço;
- Toalha de banho com capuz, para bebê;
- kit com cueiros (3 unidades);
- Banheira;