Programa Saúde na Escola (PSE) completa 15 anos e atende mais de 35 mil alunos em Ananindeua

01/12/2023 21h11 - Atualizada em 02/12/2023 21h19

Ananindeua finaliza a semana com a celebração dos 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE), em evento realizado pelas Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e Saúde (SESAU). Com início às 8h, o evento ocorreu no auditório Altimá Alves da Silva, no prédio sede da SEMED, no bairro da Guanabara, e recebeu um público de mais de 150 convidados.

Compuseram a mesa do evento as secretárias municipais de Ananindeua Leila Freire, titular da SEMED, e Dayane Lima, titular da SESAU, além de Syane Sheila Costa de Paula Lago, da Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) e Giovanna do Socorro Costa, da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), ambas coordenadoras do PSE na esfera estadual. Na esfera municipal, o PSE é coordenado por Soraya Lima, da SESAU, e por Dielly Colares, da SEMED.

“É uma grande alegria estar em festa celebrando este momento de confraternização junto a vocês. Um trabalho com muitas mãos envolvidas e com metas bem definidas, nós podemos alcançar o sucesso e melhorar a vida das pessoas. E essas características estão presentes no desenvolvimento do Programa Saúde da Escola em Ananindeua”, disse a professora Leila Freire.

"O Programa Saúde na Escola  é um programa que une saúde e educação, com um único propósito: levar atendimento de saúde básica para que todos possam ter melhor qualidade de vida. O PSE consegue transpor muros e construir laços de empatia, cuidado e amor ao próximo”, explica Dayane Lima.

A programação contou com palestras, relatos de experiências exitosas das Equipes, premiação de Honra ao mérito, apresentação musical e dança.

Conheça o PSE

“Sou mãe da aluna Pérola Maria, PCD (pessoa com deficiência). Pérola estuda no CMREI (Centro Municipal de Referência em Educação Infantil) Irmã Dulce, localizada no bairro de Águas Lindas, que faz parte do município de Ananindeua. Aqui na escola, nós somos atendidas pelo Programa Saúde na Escola, o PSE”, relata Maria do Carmo Ataíde, que trabalha como vendedora de açaí.

“A professora (de Pérola) sempre tá passando os conteúdos que vão acontecer na escola. E já participei do programa de vacinação, de palestra sobre os vírus que acontecem no Inverno e nas escolas também, como vírus mão-pé-boca. Palestra sobre alimentação saudável, entre outras”, conta a mãe da aluna.

O Programa Saúde na Escola é um Programa Federal de Política Intersetorial com integração entre saúde e educação, de forma continuada, que fomenta a incorporação de cultura de prevenção e privilegia a escola como espaço de articulação.

A estratégia de integração de saúde e educação, instituída em 2007, trabalha o desenvolvimento da cidadania e qualificação das políticas públicas, sendo voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira.

A partir de 2013, com a universalização do programa, todos os municípios do país foram aptos a participar do PSE, desde que realizem a adesão para participar do Programa.

O Programa Saúde na Escola tem 73 escolas vinculadas no município de Ananindeua, sendo delas pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Ananindeua. Ao todo, o PSE atende mais de 35 mil alunos da cidade.

Gestora do CMREI Irmã Dulce desde a fundação da unidade de ensino, há 12 anos, Ana Rute conhece bem o PSE, que sempre esteve presente no cotidiano escolar. “As parcerias são através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde (de Ananindeua), que elaboram todo um cronograma e nós fazemos a articulação com os pais e com a comunidade, para que, no dia, tenha um público expressivo nas escolas. É isso faz com que a escola também seja um ambiente mais tranquilizador para as crianças, que não precisam ir até o posto de saúde”, explica a educadora.

Maria Ataíde destaca a facilidade proporcionada quando os agentes de saúde vão à escola em que Pérola estuda: “eles explicam tudo pra gente, tiram nossas dúvidas. Às vezes, fica dificultoso pra gente se deslocar de casa para ir ao posto de saúde. E indo na escola é bem mais fácil, Andam de mãos dadas a educação e a saúde. Pra mim foi muito importante”, finaliza.

Equipes que apresentaram os relatos de experiência:

ESF (Equipe Saúde da Família) TEREA SANTA/ ESCOLA ESTADUAL SÃO VICENTE (representante da área urbana);

ESF JARDIM JAPONÊS/ ESCOLA MUNICIPAL MANOEL GREGÓRIO - QUILOMBOLA;

ESF ILHAS DE ANANINDEUA/ DOMICILIANO DE FARIAS;

ESF RIACHO DOCE/  ESCOLA ESTADUAL CARLOS GOMES DA COSTA (Unidade Sócio Educativa).

Em breve, publicaremos mais sobre o trabalho desenvolvido por cada uma dessas Equipes de Saúde da Família.

Homenageadas que receberam o Selo Ouro

Raquel Cardoso;

Elizangela Lopes;

Carla Rendeiro;

Karla Martins.

Conheça as ações do PSE:

- Saúde ambiental;

- Promoção da Atividade Física e do lazer nas escolas;

- Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade;

- Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;

- Prevenção das violências e dos acidentes;

- Prevenção de doenças negligenciadas;

- Saúde bucal;

- Verificação da situação vacinal;

- Promoção da saúde auditiva;

- Promoção da Saúde sexual e reprodutivo e prevenção de HIV/IST ;

-Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

- Promoção da saúde ocular;

- Prevenção a covid-19 nas escolas;