MS divulga: Ananindeua é 1º Lugar no Ranking Nacional do Previne Brasil

30/05/2023 11h41 - Atualizada em 30/05/2023 11h51

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, divulgou nesta sexta feira, 26, um painel que coloca Ananindeua (PA) em 1º lugar no Ranking dos municípios brasileiros acima de 500 mil habitantes.

O painel indicador da Estratégia Saúde da Família faz parte do Programa Previne Brasil que trata do financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) se valendo de indicadores que são avaliados quadrimestralmente. A nota do município paraense foi a maior (ISF 9,35).

“Pra chegar nessa avaliação, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. E isso é importante porque quanto mais posicionado no ranking, mais recursos o MS repassa para a cidade continuar investindo na melhoria da qualidade de saúde”, disse o prefeito da cidade, Doutor Daniel.

Abaixo de Ananindeua (PA) no Ranking Nacional, estão outras cidades brasileiras, inclusive capitais, das Região Sul e Sudeste (exemplos), como por exemplo, Joinville (7,5); Caxias do Sul (7,51); Florianópolis (7,25); Niterói (2,85), Rio de Janeiro (7,16) e São Paulo (4,99).

Ananindeua é o município paraense com o número mais alto de equipes de Estratégia Saúde da Família, no total, são 128.

Estratégias municipais bem sucedidas alavancaram a pontuação do município

O Ministério da Saúde calcula os resultados dos sete indicadores com base em suas respectivas metas para chegar num indicador sintético final (ISF). Para Ananindeua ter pontuado o ISF 9,35, durante este primeiro quadrimestre do ano, o município realizou 1302 atendimentos e conseguiu resultados que ultrapassaram as metas em cinco indicadores (Fonte: SISAB Municipal). Dentre eles, destacam-se:

- 80% de cobertura de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

- 80% de cobertura de gestantes com atendimento odontológico realizado;

- 97% de cobertura vacinal contra a poliomielite e Penta (DTP/Hib/Hepatite B).

A melhoria na qualidade do Serviço de Atenção Primária é resultado de um conjunto de ações estratégicas da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Sesau, para atender a população nas 64 UBSs presentes no município.

De 2021 para cá, já são 42 Ubss totalmente reformadas, e 13 estão em obras. Além disso, todo o sistema de atendimento em saúde do município está sendo informatizado, gerando o prontuário eletrônico do paciente que pode ser consultado em qualquer lugar do país pelo E-SUS. Isso permite agilizar o atendimento, fazer o diagnóstico com mais precisão, evitar repetição de exames e ou pedidos, diminuindo custos.

“Mas o grande diferencial foram as ações que ultrapassam as paredes das unidades de atendimento. Passamos a atender de forma mais itinerante, levando os serviços para mais próximo do cidadão, por meio de unidades móveis”, reitera o prefeito Doutor Daniel.

Alguns deles são Programas municipais criados pela SESAU como Consultório Móvel, Corujão da Saúde, Domingão da Saúde, Consultório na Rua, que passam a visitar os bairros com frequência em horários estendidos, noturnos e aos finais de semana. São diversos atendimentos, muitos deles tem a ver com os indicadores analisados pelo Previne Brasil do MS.

Sem contar o Programa municipal Mãe Ananin, que incentiva o Pré-Natal desde os primeiros meses de gestação com atendimento integral ao binômio mãe-filho. Essa ação acompanha a gestante desde o primeiro momento que ela dá entrada na UBS até os primeiros meses de vida do bebê, garantindo que todas as consultas e exames recomendadas sejam realizadas sem interrupção.

Com esse excelente desempenho, o município tem como garantir recursos federais para continuar com estes programas e implementar outras ações, sobretudo para os indicadores que necessitam de mais incentivo. Refletindo assim na melhoria da Rede de Atenção à Saúde.