Prefeitura em Movimento finaliza 9º edição e completa um ano de ações

27/05/2023 17h42 - Atualizada em 28/05/2023 16h21

Neste sábado, 27 de Maio, chegou ao fim a 9ª edição do Prefeitura em Movimento, o Programa que reúne diferentes secretarias municipais e parceiros e leva diversos serviços aos bairros de Ananindeua.

A 9ª edição do Prefeitura em Movimento ocorreu na Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo, na Cidade Nova II. Desde a 1º edição, mais de 10 mil cidadãos já foram atendidos por serviços oferecidos no Programa.

A costureira Terezinha Reis, de 71 anos, mora na Cidade Nova 8 e realizou um exame oftalmológico que tanto precisava. “Já tinha um tempo que eu estava com a minha requisição e agora eu saio daqui do Prefeitura em Movimento com um encaminhamento para dar entrada da minha cirurgia de catarata que preciso fazer. Não demorou nadinha, valeu a pena e eu gostei muito de vir aqui no Consultório Móvel”, conta.

Rafael de Oliveira é oftalmologista. Ele atendeu não só a dona Teresinha, como diferentes pessoas que buscaram atendimento oftalmológico neste sábado, 27. Ele acredita que trata-se de um atendimento de extrema importância que ajuda a democratizar o acesso a serviços de Saúde e de outras áreas:

“Com esse exame oftalmológico mais completo, a gente consegue detectar inúmeras doenças bem comuns na população, como a catarata e o glaucoma, além de poder prescrever receita a quem precisa de óculos. Tiveram pacientes que vieram aqui hoje que estavam há anos sem fazer exame oftalmológico. Aqui, ele vai sair com a receita e a prescrição correta para o grau dele”.

Dulcelina Pinheiro, de 40 anos, aproveitou a programação do Prefeitura em Movimento para se vacinar. Ela tomou a vacina da gripe e a bivalente, imunizante contra a covid-19.

Já dona Júlia Ferreira, de 56 anos, é moradora do bairro do Icuí e decidiu renovar a autoestima. “Foi um corte de cabelo radical que eu queria fazer há muito tempo. Cheguei aqui para fazer outros procedimentos e, quando percebi que tinha corte de cabelo aqui, eu disse: ‘é hoje!!!’. É uma oportunidade muito boa. É nossa!”, contou a moradora, entusiasmada com o novo estilo.

Leda Maria Sanches, de 46 anos, saiu do Prefeitura em Movimento com uma planta em mãos. “Eu escolhi a árvore da felicidade, porque eu acredito que ela trará, além da felicidade, paz, harmonia e amor para dentro de casa. Agradeço muito à Prefeitura e à SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), porque se eu fosse comprar essa planta em um supermercado ou em uma floricultura sairia muito caro pra mim”, contou a moradora do bairro do 40 Horas.

A criançada também estava presente nas ações da 9ª edição do Prefeitura em Movimento. Alyson Benjamin, de 7 anos, participou de uma oficina sobre escovação bucal correta e declarou: “estou muito muito feliz e gostei muito porque agora vou escovar melhor meus dentes”. O pai dele, Aleson Lima, 35, agradece à Prefeitura pela iniciativa e diz: “é algo muito bom por ser algo educativo que ensina as crianças a escovarem os dentes adequadamente”.

1 ano de Prefeitura em Movimento

A programação deste sábado, 27, foi marcada pela celebração do 1º ano do Prefeitura em Movimento. Estiveram presentes diversas autoridades e pessoas envolvidas na realização do Programa.

Para Marcilene, coordenadora da SEGOV (Secretaria de Gestão de Governo), esta foi uma edição especial, pois estamos completando um ano do Prefeitura em Movimento. Já estivemos em nove bairros do município, levando toda a estrutura das nossas secretarias para levar os municípios mais próximos para os nossos moradores de Ananindeua”.

“Este projeto já atendeu mais de 11 mil pessoas em um ano. Na área da Saúde, já tivemos diversos serviços. Hoje, estamos finalizando aqui os atendimentos de oftalmologia. Durante a semana, tivemos ortopedia, exame de PCCU, cardiologista… Foram sete especialidades médicas durante a semana, de 22 a 26 de Maio. Foram em torno de 4.000 atendimentos só nesta semana”, afirma Alexandra Silva, coordenadora do Consultório Móvel. Ela agradece ao prefeito, Doutor Daniel Santos, e à Prefeitura como um todo.

Siglia Padilha, da Secretaria Executiva de Gestão Integrada, explica: “o Programa traz os serviços da prefeitura para próximo da população, independente do serviço acontecer nos polos fixos de cada órgão e isso é muito importante”.