Parque Cultural Vila Maguari: Da antiguidade à contemporaneidade

24/05/2021 17h42 - Atualizada em 27/11/2021 18h02

Ananindeua vai ganhar um espaço público nunca antes visto na cidade. Nos primeiros dias da sua gestão, o prefeito Dr. Daniel Santos se reuniu com o secretário Paulo Macedo, engenheiros e os projetistas, da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) para saber quais eram as obras que tinham na cidade e falar também sobre as novas ideias. Foi dessa conversa que surgiu a proposta de criar um espaço moderno, valorizando o município e inovador.

O projeto do Parque Cultural Villa Maguari foi planejado com o que pode a de mais contemporâneo e terá uma área de intervenção de aproximadamente 35.000 m². O complexo congrega diversos aspectos, entre eles: restaurante, cafeteria, centro de exposição de arte, biblioteca pública, Olho d’água, trilha, totem luminoso, área de contemplação, com espaço com bancos e espreguiçadeira), tirolesa, monumento referente ao curtume, balançodrome para cadeirantes, banheiros, estacionamento, letreiro, além de manter a caixa d’água original que vai transformar como se fosse uma cascata, ponte com espelho d’água e dentre outras melhorias.

O parque vai ser construído onde hoje funcionam as secretarias de Meio Ambiente e de Segurança Pública e será todo cercado, terá segurança 24h, além de ter horário de visitação. O objetivo da gestão é entregar o espaço no final de 2024.