Prefeitura de Ananindeua entrega a 1ª etapa do Canteiro Central do Paar

07/05/2022 14h23 - Atualizada em 07/07/2022 19h32

No dia 03 de janeiro de 2022, Ananindeua completou 78 anos de emancipação e, para celebrar a data, o prefeito Dr. Daniel assinou a ordem de serviço que autorizava o início de um sonho para os 276 feirantes e ambulantes que vendiam suas mercadorias e produtos no meio da rua, embaixo do sol e da chuva.  No ato da assinatura, a prefeitura se comprometeu em entregar no prazo de 06 meses, a primeira etapa das obras, onde funcionaria a Feira Municipal do Paar. Na manhã deste sábado, 07 de maio, a  prefeitura entregou, aos moradores do bairro, a nova feira.

Neste primeiro setor estão alocados 60 feirantes com boxes padronizados. Os clientes, agora, tem um local de estacionamento e bicicletário, banheiros masculino e feminino, sala administrativa e iluminação pública. Já no espaço coberto com estrutura metálica e todo iluminado, os 176 ambulantes possuem barracas também padronizadas para expor seus produtos de forma organizada.

“O espaço se torna uma das grandes referências não só do bairro do Paar, mas de toda Ananindeua. Meu objetivo foi alcançado nesta primeira etapa. Consegui tirar vocês do meio da rua e construir e entregar um espaço com a estrutura adequada. O trabalho aqui no canteiro segue e já estamos em andamento da segunda etapa, na qual as famílias poderão ter uma área moderna de lazer e esporte”, disse o prefeito doutor Daniel, que estava acompanhado do vice prefeito, Erick Monteiro, da primeira dama, Dra. Alessandra Haber e outras autoridades municipais.

Para dona Neuza Maria Barbosa, que trabalha com venda de roupas usadas e que, antes, precisava se esconder do sol e da chuva, expor suas mercadorias em local seguro é uma vitória. “ Nunca imaginei na vida que alguém pudesse olhar por nós. Antes de iniciar o projeto, falei que só acreditaria quando a prefeitura entregasse a minha banca e dos meus companheiros do dia a dia. E não é que esse dia chegou? Meus amigos, não podemos desacreditar dos homens que estão nos representando na política, o doutor Daniel falou, assinou e fez”, ressaltou a comerciante muito feliz.

Para a feirante Osmarina Correa, que trabalhava em um carrinho de mão, no entorno do canteiro, ter o seu boxe é a realização do sonho. "Hoje amanheci agradecendo a Deus pela benção. Olha como a minha venda está bonita. Está tudo arrumadinho e bem sortido. Meu sentimento hoje é de gratidão à Prefeitura de Ananindeua por ter olhado por nós.", agradeceu.

Entenda a divisão dos três gomos do Canteiro Central do Paar:

As obras foram planejadas e fiscalizadas pela equipe da Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) e, conforme o projeto, o Canteiro Central do Paar será dividido em três gomos e cada um terá sua funcionalidade. O primeiro gomo destinado aos feirantes e aos vendedores ambulantes. O segundo vai funcionar para as atividades físicas, com pista de corrida e aparelhos de ginástica. Além disso, terão ainda duas quadras poliesportivas e uma quadra de basquete. Já o terceiro gomo funcionará como estacionamento rotativo pela manhã e à noite o espaço será uma grande área de alimentação, com a presença dos Food Trucks. Nessa área, terão mesas, cadeiras, bancos, área verde, espaço multiuso para a instalação de parques infantis, playground emborrachado drenante, além da fonte interativa, escorrega de morro e outros brinquedos diferenciados para as crianças.