Prefeitura de Ananindeua entrega a UBS Guajará I totalmente reformada

03/07/2021 09h20

A prefeitura de Ananindeua entregou nesta terça-feira (13), a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guajará I, a sétima Unidade entregue desde janeiro pela gestão municipal. A UBS que esteve em obra por dois meses e fica no bairro do Coqueiro, foi inaugurada em Dezembro de 2012. Atualmente, conta com quatro equipes Estratégias Saúde da Família, que atendem a 14.250 pessoas, além de moradores das áreas adjacentes. No local, são ofertados os serviços e procedimentos de imunização, teste do pezinho, coleta de PCCU (prevenção do câncer do colo do útero), coleta de exames laboratoriais, teste Rápido (HIV, Sífilis e Hepatites B e C).

“O consultório odontológico era precário, a cadeira odontológica estava completamente deteriorada, os pacientes subiam em uma bancada para que a gente pudesse fazer o atendimento e inúmeras vezes a gente teve que parar o atendimento por falta de material suficiente e hoje a gente tem uma UBS que pode suprir todas as necessidades da população. Entre os outros problemas que a unidade apresentava, por exemplo, era sala de vacina que não funcionava e hoje nós temos uma nova sala de vacina. Outra situação era a realização do PCCU, que já estava há muito tempo sem funcionar e agora nós temos”, relatou Dejeane Nunes, 28 anos, cirurgiã-dentista da UBS Guajará I.

Em relação as obras na área da saúde, a prefeitura de Ananindeua tem uma meta para cumprir até o final do mês de julho. De acordo com o prefeito, Doutor Daniel Santos, serão entregues nestes sete meses de gestão, 10 UBS totalmente reformadas. “Nosso compromisso de entrega de 10 unidades nestes primeiros sete meses de mandato segue firme. Temos ainda para este mês mais 03 unidades para entregar totalmente reformadas, humanizadas e requalificados para nossa população. Hoje foi a vez dos moradores do Guajará I receberem a sua Unidade novinha, reformada. A gente trabalha para entregar a unidade sempre nova humanizada para nossa população”, disse o prefeito.

A UBS Guajará I dispõe ainda, de farmácia com farmacêutico, consulta de enfermagem, consultas médicas e odontológicas. Os programas disponíveis são: Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde do Homem, Saúde do Adolescente e puericultura. As mulheres podem fazer o pré-natal na Unidade. Os grupos de pessoas com hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose também tem atendimento assegurado. Em média, são realizados mensalmente 1.350 atendimentos.

De janeiro até agora foram entregues reformadas as UBS’s do Saré, Ananindeua Centro, Pedreirinha, Nova Águas Lindas e a UBS Águas Brancas.  Já entre as que estão passando por reforma estão: UBS Icuí, UBS Heliolândia Rural, UBS Curuçambá Rural e a UPA Distrito Industrial. Ainda na área da saúde, a Prefeitura está executando diversas outras obras importantes como a construção do Centro de Zoonoses e de duas Policlínicas, uma do lado Norte e outra do lado do Sul da BR 316.