Prefeitura de Ananindeua entrega 5ª UBS totalmente reformada

29/06/2021 16h42

No último dia 10 de maio, a Prefeitura de Ananindeua iniciou a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ariri, no bairro do 40 horas, e nesta terça-feira (29), a Unidade foi entregue totalmente reformada, beneficiando mais de 8 mil pessoas. De janeiro até agora foram entregues cinco Unidades reformadas, são as UBS’s do Saré, Ananindeua Centro, Pedreirinha e a Nova Águas Lindas. Já entre as que estão passando por reforma estão: UBS Águas Brancas, UBS Icuí, UPA Distrito Industrial, UBS Guajará I, UBS Heliolândia Rural. Ainda na área da saúde, a Prefeitura está executando diversas outras obras importantes como a construção do Centro de Zoonoses e de duas Policlínicas, uma do lado Norte e outra do lado do Sul da BR 316.

Para Regiane Bezerra, enfermeira e responsável pela UBS, com a entrega da obra de reforma o sentimento de todos os funcionários da Unidade é de plenitude. “Nós estamos realizados, estamos vivendo um sentimento de plenitude. Eu estou aqui nesta Unidade há quase oito anos e vivíamos em um local totalmente sucateado e hoje ver todos os detalhes sendo colocados de maneira certa, de acordo com a legislação, as salas todas padronizadas é uma realização muito grande para qualquer profissional que queira trabalhar de forma correta”, destacou.

Sobre o atendimento a população, Regiane falou como porta voz dos profissionais que trabalham na UBS. “Para a população, sem dúvida esse é um presente muito grande, pois tudo está tão confortável, tão bom, tem refrigeração em todo posto, todas as máquinas são novas, uma mobília nova e uma equipe toda completa. Como representante de todos os profissionais da UBS eu digo que nós estamos plenos hoje, todos estão felizes. Estamos com uma autoestima bem elevada por hoje estarmos em um ambiente apropriado para se trabalhar e, principalmente quando se fala de saúde e que a gente tanto luta por um ambiente salubre” disse.

Com a quinta UBS reformada e entregue, o prefeito Doutor Daniel Santos comemorou que a Prefeitura segue avançando e garantindo estruturas adequadas para servidores e para a população. “É uma felicidade estar entregando hoje a quinta Unidade totalmente reformada. Nós já temos outras Unidades com ordens de serviço para reforma assinadas e estamos também com a construção de duas Policlínicas. A gente espera bater a nossa meta que é nestes primeiros meses de gestão entregar 10 unidades totalmente reformadas. Eu tenho dito que nós temos que chegar até o último dia do ano do nosso mandato com todas as Unidades reformadas e para acontecer isso nós temos que ter uma média de 15 Unidades reformadas por ano”, afirmou o prefeito.

Inaugurada em 2008, a UBS Ariri atende em média 8.150 pessoas com os serviços de consultas médicas e de enfermagem, serviços odontológicos, sala de vacinação, teste do pezinho e farmácia. Dispõe ainda dos programas Saúde na Escola, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Hiperdia, Pré-natal, Saúde do Idoso, Saúde do Adolescente, Saúde Mental e Planejamento familiar.