Prefeitura de Ananindeua inicia a 11ª obra de reforma de Unidade de Saúde

10/05/2021 16h51

Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel assinou mais uma ordem de serviço, desta vez para reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ariri, no bairro do 40 horas. De janeiro até agora foram entregues três Unidades e entre as Unidades que já estão passando reforma são: UBS Águas Brancas, UBS Nova Águas Lindas, UBS Icuí, UPA Distrito Industrial, UBS Guajará I, UBS Heliolandia Rural. Na área da saúde, a Prefeitura está executando ainda diversas outras obras importantes como a construção do Centro de Zoonoses e de duas Policlínicas, uma do lado Norte e outra do lado do Sul da BR 316.

Para o prefeito, Doutor Daniel a reforma da UBS do Ariri, assim como as demais Unidades, vai atender a uma demanda reprimida referente a pandemia de consultas e exames, que segundo o gestor, o município precisa estar preparado para este momento. “Hoje assinamos mais uma ordem de serviço para reforma de UBS e agora é a vez da UBS do Ariri, que atende a população do 40 horas, principalmente quem mora aqui no Ariri. Essa é a 11ª ordem de serviço que autoriza a reforma de Unidades de Saúde, sendo que destas já entregamos três e assim vamos bater a nossa meta que é entregar 10 unidades totalmente reformadas ainda neste primeiro semestre. Entendo que temos que preparar toda a nossa rede para o atendimento da população, de uma demanda que vai ter nos Pós-Covid-19. Em paralelo as obras de reforma das UBS estamos em obras com a construção de duas Policlínicas, uma do lado norte e outra do lado sul e até o fim do ano estaremos entregando as duas”, afirmou o gestor.

Inaugurada em 2008, a UBS Ariri atende em média 8.150 pessoas com os serviços de consultas médicas e de enfermagem, serviços odontológicos, sala de vacinação, teste do pezinho e farmácia. Dispõe ainda dos programas Saúde na Escola, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Hiperdia, Pré-natal, Saúde do Idoso, Saúde do Adolescente, Saúde Mental e Planejamento familiar.

De acordo com a enfermeira responsável pela UBS do Ariri, Regiane Bezerra, que há oito anos trabalha no local, as principais dificuldades que os profissionais vivem foi reduzindo a capacidade de atendimento da população. “Estou há oito anos aqui e sempre tivemos muitas dificuldades estruturais, de implantação de novos serviços devido a falta de insumos, de estrutura e de pessoal. Hoje estamos tendo a oportunidade, graças a Deus, de poder resgatar tudo aquilo que tivemos aqui há 10 anos, durante a inauguração da Unidade. Hoje estamos vivendo uma realidade nova, uma mudança total. A comunidade não mediu esforços para que pudéssemos ter o que estamos vivendo hoje. Estamos todos muito felizes com tudo que está acontecendo, com o apoio do prefeito de maneira incondicional, da secretária de Saúde que tem nos apoiado. Hoje o sentimento é gratidão”, ressaltou.