No Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Ananindeua inicia a reforma de mais uma UBS

07/04/2021 17h00

No Dia Mundial da Saúde, celebrado neste dia 07 de abril, o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, assinou a terceira ordem de serviço da sua gestão para reforma de Unidade Básica de Saúde (UBS). Hoje foi a vez da UBS Pedreirinha, localizada no lado sul da BR 316. O prefeito já havia assinado ordens de serviço para reforma da UBS do Saré, no Distrito Industrial e da UBS Nova Águas Lindas. Ao todo, o investimento da prefeitura para as três obras de reforma é de mais de R$ 400 mil reais. O objetivo é garantir melhorias e qualificar o acesso do usuário na rede municipal de saúde, com atendimentos mais humanizados e em espaços com melhores estruturas.

Para o prefeito Doutor Daniel, apesar da pandemia do Novo Coronavírus, a prefeitura está seguindo seu planejamento na área da saúde. “Assinamos hoje a terceira ordem de serviço para reforma de UBS, mas vale lembrar que a nossa meta para os 100 primeiros dias de gestão é reformar 10 UBS de um total de 64 que Ananindeua tem. Nós devemos ao longo desta semana assinar mais sete ordens de serviço e com isso alcançamos a nossa meta. O nosso planejamento é chegar até o segundo ano da nossa gestão com 100% das unidades reformadas e com qualidade para que todos tenham atendimento. Apesar do foco neste momento ser o enfretamento à covid-19, nós estamos nos preparando para o momento pós-pandemia, garantindo qualidade no atendimento da atenção básica para nossa população”, afirmou o gestor.

A UBS Pedreirinha foi construída há 13 anos e oferta a população de Ananindeua os serviços de imunização, PCCU, curativos, atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Dispõe ainda de farmácia básica e o exame PPD, que auxilia no diagnóstico da tuberculose. A Unidade atende também, mulheres com pré-natal, os grupos de pessoas com hipertensão, diabetes, hanseníase, entre outros. Atualmente a UBS conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), garantindo atendimento para 18.320 famílias residentes no entorno da Unidade. O prazo para término da obra de reforma é de 60 dias.

Investimentos na saúde
Nos meses de janeiro a abril de 2021 foram iniciados vários outros serviços de reformas e melhorias nas unidades de saúde de Ananindeua, que vão além das UBS’s. Entre obras de reforma, ampliação e construção, a prefeitura já garantiu um investimento em mais de 2.800 milhões na saúde. Entre eles, a atual gestão já iniciou a construção das duas primeiras Policlínicas de Ananindeua e a reforma do SAE/CTA – Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento.