Prefeitura de Ananindeua assina ordens de serviço para reforma das UBS's de Águas Brancas e a UBS Icuí

15/04/2021 15h10

Nesta quinta-feira (15), o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, a secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima e vereadores, participaram do ato de assinatura de duas ordens de serviço, uma para reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Águas Brancas e a outra a UBS do Icuí.

De acordo com Ana Catarina Maués, 38 anos, enfermeira e funcionária da UBS Águas Brancas há 8 anos, os funcionários trabalhavam em situações quase que insalubres. "Nós tínhamos dificuldade até de coisas simples do nosso dia a dia que era a utilização de um banheiro e sem contar  a questão dos nossos pacientes que era bem desconfortável, era um ambiente que não tinha adequações para confortar nossos pacientes e nem a nós mesmos como funcionários" lamentou.

Sobre a expectativa da reforma da Unidade, a profissional afirma que será como um recomeço para todos os funcionários. "A nossa expectativa para essa reforma são as melhores, é a perspectiva de um recomeço na verdade né? de melhorias tanto para os funcionários que tanto almejamos esse momento aqui na nossa Unidade, quanto também para os  nossos pacientes e nossos usuários. Que eles possam ter sentimento de pertencimento a nossa unidade, sentimento de ser bem acolhidos num local que ofereça essa estrutura física", comemorou a enfermeira.

A UBS Água Brancas, construída há 08 anos, atende mais de 11 mil pessoas e dispõe de sala de imunização, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, administração da vitamina A, atendimento clínico, odontológico. Os grupos de pessoas com hipertensão, diabéticos, pré-natal, puericultura, tuberculose, hanseníase, saúde mental, planejamento familiar, entre outros. Entre os programas ofertados destaca-se o Programa Saúde na Escola. Atualmente a Unidade conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF)

Já a Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Icuí, que fica ao lado da UPA, inaugurada em agosto de 2011, conta com três equipes Estratégias Saúde da Família e atende mais de 10 mil pessoas, além de atender moradores de áreas/bairros adjacentes.

Para Rafaela Pinto, 37 anos, enfermeira na UBS do Icuí, a reforma será muito motivadora para os profissionais e para a população. "A estrutura física da unidade teve alguns reparos, mas por conta do tempo existem sala e equipamentos que não funcionam mais e acaba prejudicando no atendimento da população. A gente chega no ambiente de trabalho e queremos um local com salubridade, com equipamentos adequados, limpo e com certeza isso dá uma motivação e faz bem pra gente. A expectativa com a reforma e que venham novos equipamentos além de um novo ambiente, um novo ar e que a equipe possa trabalhar com mais entusiasmo, e que a gente possa estar oferecendo um maior conforto e qualidade no atendimento", disse.

A população do bairro do Icuí Guajará conta na UBS com imunização, teste do pezinho, coleta de PCCU (prevenção do câncer do colo do útero), coleta de exames laboratoriais, teste rápido (HIV, Sífilis e Hepatites B e C), farmácia com farmacêutico. Estão disponíveis também, consulta de enfermagem e consultas médicas, atendendo dos programas Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde do Homem, Saúde do Adolescente, Puericultura, Pré-natal, atendimentos odontológicos, fonoaudiologia, nutricionista e ginecologia. Os grupos de pessoas com hipertensão, diabéticos, pré-natal, puericultura, tuberculose, hanseníase, saúde mental, planejamento familiar, entre outros dispõe de atendimento específico.

Para o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel a assinatura das ordens de serviços para reformas das Unidades de Saúde representa a garantia de que o planejamento para melhorar o atendimento da população está sendo cumprido. "Hoje estamos assinando mais duas  ordens de serviço para reforma. A UBS de Águas Brancas é uma Unidade importante para a população do lado sul da BR. Já a UBS do Icuí também é muito importante, ela conta com três equipes de saúde da família e fica ao lado da UPA, que já está sendo reformada e vai possibilitar atender com maior conforto a nossa população. Espero que o mais breve possível a gente possa entregar essas duas Unidades reformadas e humanizadas para nossa população", afirmou o gestor.

O planejamento da atual gestão a longo prazo é entregar em dois anos todas as UBS's do município totalmente reformadas. A curto prazo, a prefeitura tem um cronograma para autorizar a reforma de 10 Unidades nos 100 primeiros dias do governo do prefeito Doutor Daniel. De janeiro até agora a prefeitura já entregou a UBS Ananindeua e a UBS do Saré totalmente reformadas, e já assinou ordens de serviço para a reforma da UBS Pedreirinha e UBS Nova Águas Lindas, que devem ser entregues em até 30 dias.