79 anos de Ananindeua:  Aniversário é celebrado com vários atendimentos de saúde

04/01/2023 11h11 - Atualizada em 04/01/2023 12h13

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) esteve presente na ação social alusiva ao aniversário do município, ofertando diversos serviços em saúde, realizando cerca de 1.700 atendimentos.  “Estivemos hoje aqui no aniversário da cidade oferecendo atendimentos médicos para a população, porque nada melhor do que comemorar este dia, se não cuidando da saúde do nosso povo”, afirmou a secretária de Saúde, Dayane Lima.

Muitos cidadãos passaram pelo evento recebendo benefícios e atendimentos, contemplando todas as faixas etárias. Thais Azevedo, de 34 anos, foi levar a pequena Isabela, de 3, para vacinar contra a covid-19. A menina tomou a primeira dose da pfizer baby. “Muito bom este evento aqui, vim trazer ela para vacinar e estou maravilhada. Ela chorou, mas sabemos que é pelo bem dela, temos que vacinar nossas crianças”.

Quem também foi garantir a vacinação foi seu Vicente Gomes, de 88 anos, ele tomou a 5ª dose da vacina e disse que a ação era muito importante para a população do município.

Neste dia comemorativo além de vacinação, a Sesau ofertou consultas especializadas como clínico geral, ginecologista e oftalmologia, que foi a mais procurada. Cibeli Trocoles, de 50 anos, foi atrás da consulta com um oftalmologista, fez exames de pressão do olho, fundo do olho e já saiu com sua receita para escolher seus óculos. Cibeli já saiu da ação com sua armação de óculos escolhida, e com 30 dias receber o mesmo. “Essa ação é maravilhosa, já me consultei, fiz exames e agora estou aqui escolhendo meus óculos que a prefeitura vai me dá, agradeço ao prefeito Doutor Daniel por isto”.

Todos os pacientes atendidos no Consultório Móvel da Secretaria de Saúde já saíram de lá com encaminhamentos para os exames e outras consultas especializadas dependendo das necessidades. Foram também realizados atendimentos e consultas odontológicas na ação, as dentistas estiveram à manhã toda fazendo palestras educativas, oficina de escovação e distribuindo kits dental para as crianças que foram na ação, além de estarem realizando o teste da linguinha em bebês.

Além dos serviços de exames, consultas e vacinas, nesta ação a Sesau também ofertou teste rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de realizarem orientações para conscientizar a população contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A Sesau prestou ainda atendimentos de saúde para cães e gatos que passaram por consultas e vacinação antirrábica. Pedro Henrique Gonçalves, de 19 anos, levou seu cachorro Cadu de um ano de dois meses para se consultar e ficou muito feliz pela gestão pensar também nos pets.  “Eu estou achando essa ação demais, realmente muito necessária, pois carecemos muito dessas campanhas de consultas, de vacinação, de castração... então acho super legal que um dia, como aniversário de Ananindeua, a prefeitura tenha também se importado com os animais”.