79 anos de Ananindeua: Mais de 4 mil atendimentos são prestados à população

03/01/2023 16h58 - Atualizada em 03/01/2023 17h33

Uma mega ação social abriu o calendário de comemorações alusivas ao aniversário de 79 anos de Ananindeua nesta terça-feira (03). No período da manhã, o evento contou com a presença de 5 mil pessoas e prestou mais de 4 mil atendimentos à população, com consultas médicas, vacinação, emissão de documentos, orientação jurídica, corte de cabelo e muitos outros serviços foram oferecidos.

“Entendemos que o melhor presente que poderíamos dar à cidade pelo seu aniversário é beneficiar seus moradores com acesso a saúde, estética, documentação e orientações dos serviços prestados em todas as secretarias do nosso município. Foi um dia de muito trabalho e de alegria. Estamos muito satisfeitos, pois o fluxo de pessoas aqui foi intenso, e era o que esperávamos, que a população comparecesse mesmo. Em dois anos de gestão, Ananindeua não é mais a mesma, ruas foram asfaltadas, praças, unidades de saúde, escolas e CRAS foram reformados e construídos, garantimos apoio alimentar para famílias em vulnerabilidade, investimos em qualificação profissional e em moradia, entre outros. Seguimos fazendo uma gestão presente e cuidando cada vez mais de cada cidadão”, declarou o prefeito doutor Daniel Santos.

Na área da assistência social, os moradores puderam realizar serviços de atualização e inscrição no Cadastro Único, orientação sobre benefícios, programas e projetos socioassistenciais com a equipe da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). Além de orientações sobre o mercado de trabalho e cursos de qualificação no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

A dona de casa, Bianca Santos, de 22 anos, foi uma das pessoas atendidas na programação de aniversário da cidade. Ela explicou que soube da ação através de familiares e que não perdeu tempo para realizar a inscrição cadastral. “Fiquei sabendo dessa ação através de familiares e das pessoas que moram por aqui. Eu e meu marido estamos passando por uma situação difícil, igual muitos brasileiros, por isso, não perdi tempo e vim fazer a inscrição no CadÚnico.Aqui o atendimento foi ótimo e foi rapidinho”, comentou.

Micilene Araújo, de 32 anos, comentou que a ação reflete o cuidado da gestão em relação a todos os moradores . “Foi maravilhoso ter uma ação como essa, isso mostra o cuidado e dedicação da prefeitura com a gente, mostra que se importa. Hoje pude me informar sobre os serviços ofertados nos CRAS, como o atendimento à família e cursos de qualificação, além de colocar as vacinas em dia. À toda equipe que trabalha na prefeitura, minha gratidão", relatou.

A Semcat ainda ofereceu um espaço para brincadeiras infantis e programação cultural para toda a família. Oficina de Grafite, Espaço da Leitura (livros na árvore). Espaço com brinquedos infláveis, pula-pula, futebol de sabão. Elma Barros, de 38 anos, levou as filhas e neta para brincar. “Foi muito bom, minhas filhas se divertiram muito e eu tirei dúvidas sobre alguns serviços, como o Programa Criança Feliz (PCF). Nem sempre temos condições de sair da comunidade para ter orientações do programa e benefícios sociais. Ananindeua está de parabéns por essa ação”, contou.

O pequeno Luan Flávio, de 8 anos, passou a manhã na oficina de grafite. “Sempre quis aprender grafite, então pedi para mamãe me trazer. Foi muito legal”.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, ressaltou o resultado e a importância da ação. "Foi um sucesso de atendimentos na área da assistência social e de outros serviços, todos contaram com a participação de muitas famílias. Foram cerca de 700 atendimentos só da Semcat. Então, demonstra a eficiência, a sensibilidade e a atuação efetiva da gestão do Doutor Daniel em prol da população. Mais uma vez o trabalho integrado entre as secretarias foi muito dinâmico e a comunidade pôde tirar dúvidas e aproveitar os serviços ofertados", garantiu a secretária.