Prefeitura de Ananindeua realiza reunião pública para elaboração do PPA – 2022/2025

01/07/2021 10h51

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Governo (SEGOV) e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), realizou nesta quinta-feira (01) a primeira reunião do PPA Participativo 2022-2025, onde foram discutidas com os moradores do Polo A, que abrange Cidade Nova I à IX, Guajará I e II, as metas e prioridades da administração para os próximos quatro anos.

“Com audiências públicas, a comunidade vai poder dar a sua opinião de forma clara, o que ela deseja e espera do nosso gestor municipal para o futuro do nosso município. E nós vamos colocar tudo em ata, onde vai ser registrado e depois avaliado. Ananindeua é muito grande, por isso que a gente dividiu por pólos, assim podemos contemplar a maior quantidade de bairros”, disse o secretário da SEGOV, Hugo Ataide. O secretário afirmou que a participação popular é uma grande aliada para o crescimento e transformação do município, na qual as ações futuras serão traçadas democraticamente.

“Pra gente tá sendo uma oportunidade muito grande tá aqui presente e trazer as nossas propostas e um pouco das dificuldades que a gente passa dentro da nossa comunidade. Além de ter o prefeito e sua equipe aperto da gente, querendo nos escutar, isso significa muito”, agradeceu o morador do Icuí, Marcus Silva.

Para a moradora do Icuí-Guajará, Renata Santos, as reuniões são importantes para o futuro de Ananindeua. “Há anos moro no Icuí-Guajará I e não temos essa oportunidade de nos manifestar, então é de grande e suma Importância a nossa participação dentro desse processo para o crescimento de nossa Ananindeua”, afirmou.

A moradora Mônica Bezerra, participou pela primeira vez de uma plenária e disse que é bom ter o prefeito e sua equipe próximo da população. “É maravilho poder participar, chamei os meus vizinhos para participarem também, porque isso é muito Importante, é um assunto que nos interessa. É a primeira vez na minha vida e a primeira vez que vejo o prefeito chamar o povo para vim conversar sobre o planejamento plurianual. Tô radiante, daqui eu não saiu”, falou emocionada.

Neste mês de julho, a Prefeitura irá realizar seis plenárias no município. Durante os encontros, os moradores poderão expor os problemas e dificuldades enfrentadas na sua comunidade, além de sugerir soluções na área da saúde, mobilidade e infraestrutura urbana, habitação, inclusão social, segurança, educação, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento urbano e meio ambiente. O próximo encontro está marcado para o dia 06 de julho, terça-feira, às 18h, e será com os moradores do Polo B, que inclui o Distrito Industrial, Maguari, Curuçambá, Ananindeua Centro, Paar, Aurá/ Mariguella/ Abacatal. A audiência pública será no salão de eventos do Clube Asbep, BR 316, Km 8 – bairro Centro.

O que é o PPA?

O PPA tem previsão legal no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998, e é um plano de médio prazo. Ele é dividido em planos de ações, e cada plano deverá conter: objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto, ações não previstas no orçamento, regionalização do plano, etc.