SEMUTRAN realiza oficinas de educação no trânsito em escolas de Ananindeua

A próxima ação será na escola Clóvis Begot

20/09/2023 17h42 - Atualizada em 20/09/2023 18h47
Secom

SEMUTRAN com ações educativasTrabalhar a educação do trânsito, na base educacional, ajuda na formação do cidadão consciente e responsável no trânsito mais cedo. Na Semana Nacional de Trânsito (SNT), que ocorre de 18 a 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTRAN) está com ações educativas em unidades escolares de Ananindeua. Este ano a SNT está com o tema “No trânsito, escolha a vida”.

A primeira ação aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Infantil Girassol, nas Águas Lindas, para 14 turmas de educação do pré I e II. Os alunos, com idade de 2 a 5 anos, aprenderam como atravessar na faixa de pedestre, ter atenção nas ruas, a diferença das cores no semáforo e, também, uma palestra sobre saúde bucal com o SEST SENAT, e ganharam um kit de higiene bucal.  

O aluno do Pré II, Mikael NascimentoO aluno do Pré II, Mikael Nascimento, 6 anos, já mostrou que entendeu o recado que os agentes de trânsito ensinaram. “Aprendi que quando o sinal fica vermelho tem que parar, amarelo é atenção e o verde segue em frente. E quem não passa na faixa tem que tomar cuidado por que o carro pode bater nelas”. 

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é uma ação que ocorre todos os anos no mês de setembro, de 18 a 25, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Semana, que engloba o Sistema Nacional de Trânsito, tem como objetivo criar um trânsito mais seguro para todos.

Coordenação de educação no Trânsito

“A Semana do Trânsito é muito importante para o condutor, pedestre, motociclista e ciclista, pois visa trabalhar com cada um deles, para que os seus direitos estejam dentro do trânsito. Trazer a programação para a escola é muito importante, porque estamos trabalhando na base do futuro. O futuro de um trânsito mais humanizado para todos”, explicou o coordenador de educação no Trânsito, Walter Caroço.

Dona Tatiana Valéria

A mobilização da sociedade através de ações como estas, desenvolvidas no Centro Municipal de Referência em Educação Infantil Girassol (CMREI Girassol), é fundamental para a criação de uma cultura de trânsito seguro. “Além deles aprenderem com o que se deve ter cuidado na rua, a questão da sinalização, e isso é muito importante para eles. Eles levam esse conhecimento para dentro de casa, essa semana a Maria Eduarda chegou falando que o sinal vermelho significava, o amarelo e o verde. Isso é bom para a cidadania deles”, apontou a dona Tatiana Valéria, mãe da aluna Maria Eduarda. 

Programação:

21 - na escola Clóvis Begot 

22 - no CMREI no Julia Seffer 

23 - No Prefeitura em Movimento