Novo sistema de Transporte de Ananindeua terá bilhete único de 1hora

30/05/2023 13h12 - Atualizada em 30/05/2023 14h50

Publicada em meados deste mês de maio no Diário Oficial do Município, a licitação que dá outorga de concessão para operação do serviço público de Transporte coletivo de passageiros dentro de Ananindeua, dá um passo importante para a concretização da melhoria do transporte municipal.

O Prefeito Doutor Daniel lembra que buscou ouvir a população em audiência pública e contratou um empresa de consultoria para fazer um diagnóstico atual da mobilidade urbana do município.

“É a nossa primeira licitação municipal do transporte público. O que é um grande desafio porque nos custou um tempo pra fazer todo um estudo de linhas, nós contratamos uma consultoria que utilizou do que é mais moderno em tecnologia (através de dados de celular) pra ver o deslocamento dos usuários dentro do município. Onde foi iniciada a matriz de origem/destino das viagens realizadas pela população de Ananindeua. E agora culmina com o lançamento do edital de licitação", disse o prefeito.

Novos veículos

O objetivo da licitação é selecionar a melhor proposta para a exploração desse serviço, que será mais reorganizado e requalificado. Portanto, nenhum veículo intramunicipal ( micrônibus) que circula hoje na cidade será reutilizado. A partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, o transporte público no município irá contar com veículos novos, que terão Ar-condicionado, GPS e Wi-fi e uma tarifa acessível, no valor de R$3,60, exceto aos domingos, quando a catraca será liberada para "facilitar o deslocamento da população dentro do município em momentos de lazer e turismo", esclarece o prefeito da cidade.

As empresas ou concessionárias interessadas já estão se habilitando à concorrência pública. "Tudo dando certo, essa empresa ganhadora terá 6 meses pra colocar um ônibus novo, com ar condicionado e qualidade na cidade. O contrato é de 15 anos com possibilidade de renovação”, reforça o prefeito.

Novas linhas de ônibus e itinerários

Além da qualidade dos veículos, a empresa vencedora da licitação terá que obedecer o projeto básico previsto na licitação que é operar linhas integradoras com novos itinerários para atender toda a mobilidade urbana dentro do município.

“Vamos ligar os bairros tanto do lado sul quanto do lado norte que é importante. Fazer com que cidadão de Ananindeua consiga circular na cidade como um tudo, que ele consiga satisfazer todas as necessidades dele dentro do município. Já está tudo pronto. Uma mudança de paradigma, vai ser um sucesso”, reitera Thales Belo, Titular da Semutran - Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Uma mudança significativa que tem sido um dos principais anseios dos moradores de Ananindeua, informa o diretor de Transporte, Gilberto Barbosa. "Nós teremos uma nova rede de atendimento, dando um atendimento diferenciado para a parte sul da cidade que hoje é mais deficiente. Só pra ter uma ideia hoje, quem mora na guanabara não chega ao centro de ananindeua, a não ser que ele acesse um ônibus da rede metropolitana, assim como não tem em águas lindas, entre outros".

Bilhete único de 1h

Essa nova rede de atendimento intramunicipal será composta de 17 linhas de ônibus (linhas alimentadoras e estruturantes) que partirão de dois terminais de integração (um em cada lado da cidade) e circularão apenas dentro do limite territorial de Ananindeua, com um bilhete que poderá ser utilizado mais de uma vez dentro do limite temporal de 1 hora.

"A integração temporal é que você terá um cartão que possibilitará fazer a integração para atingir o seu destino final sem pagar o transbordo de uma linha para outra - ou seja, sem pagar tarifa adicional -  e terá um tempo de 60 minutos para fazê-lo", explica Gilberto Barbosa.

Sendo importante lembrar que esse transbordo só funcionará entre as linhas de ônibus intramunicipais, não tendo relação com o transporte metropolitano ( que não compete à prefeitura). Porém, facilitando o acesso entre os dois sistemas.

"Essa integração contribui para que os cidadãos busquem mais o serviço intramunicipal. O objetivo principal é muito bem alcançado, que é ter uma rede de transporte espacialmente muito bem distribuída", finaliza o diretor de transportes.

Abertura de Licitação

Os interessados em mais informações poderão acessar o edital e seus anexos no Portal Oficial da Prefeitura na aba “editais de licitação” ou comparecer pessoalmente ao Setor de Licitações (que fica situado na Sede da Prefeitura, na BR 316, km08, 1515; bairro Centro) munido de documento de identificação, dados pra correspondência, pendrive, e-mails, endereço e telefone pra contato. Quaisquer esclarecimentos sobre o assunto, também pode ser requerido via e-mail (sml.ananindeua@gmail.com).

Ainda no edital, também  é divulgado detalhes sobre o processo licitatório, expondo as condições de participação, informações sobre o credenciamento das empresas licitantes ( com prazo a vencer às 9h30 do dia 23 de junho deste ano, devendo ser feito presencialmente na sede do Setor de Licitações da prefeitura) e sobre a entrega dos envelopes com documentos que comprovem habilitação e com a proposta comercial mais acessível e viável ( valor da tarifa técnica).