4° Ciclo de Formação Continuada com professores de português e matemática

24/05/2023 14h31
Secom

Nesta quarta-feira, 24, chegou ao fim o 4º ciclo de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME). A programação ocorreu no auditório Altimá Alves, da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), com um público de cerca de 170 de manhã e 150 à tarde no primeiro dia e no segundo dia de 40 pessoas de manhã e 70 à tarde.

A programação contou com oficinas de português e matemática referentes aos livros da coleção Sertões. Na terça-feira, 23, participaram os professores de língua portuguesa e de matemática das turmas de 5º Ano. Nesta quarta-feira, participaram os professores das referidas disciplinas em turmas de 9º Ano.

Luiza Sousa e Ana Carolina Araújo são professoras de turmas de 9º Ano na EMEF São Judas Tadeu e participaram da Formação. Luiza é professora de matemática e Ana professora de língua portuguesa. 

“Essa formação e esse livro de apoio, da coleção Sertões, tem contribuído bastante para o ensinamento dos alunos e eu presencio isso no dia a dia”, conta a professora Luiza. Já a professora Ana relata: “esse momento é crucial para que nós professores possamos enxergar e entender como nós podemos trabalhar para que os alunos possam alcançar boas notas nas avaliações que realizarem”.

Professor Inácio de Araújo e professora Joanede, ambos de Goiânia-Goiás, ministraram as oficinas aos professores participantes da Formação. 

Inácio é especialista em Avaliação Educacional com foco em Teorias de Aprendizagens Contemporâneas. Para ele, esse momento de Formação serve, também, para que os professores possam compreender melhor os itens, as estruturas e as ferramentas que forem utilizadas nas avaliações dos alunos. “A partir daí, os professores podem organizar melhor o trabalho pedagógico e potencializar a aprendizagem dos estudantes de Ananindeua”.