Campanha interinstitucional combaterá poluição sonora em Ananindeua

24/05/2023 10h42
Secom

Sensibilizar e conscientizar donos de bares restaurantes, promotores de eventos festivos e condutores de veículos automotores sobre os riscos à saúde e à ordem pública provocados pela poluição sonora. Esse é o principal objetivo da campanha “DIMINUA O SOM E AUMENTE O RESPEITO”, que será realizada nesta quinta-feira (25) e na sexta (26) em Ananindeua. A operação será feita em forma de blitz educativa, na Avenida Dom Vicente Zico (Arterial 18) e Rua da Providência, em frente ao Complexo da Cidade Nova 8. A meta é fazer abordagem parando os carros, panfletando e conversando com os condutores sobre poluição sonora.

A campanha está dividida em duas etapas. A primeira acontecerá nos dias 25 e 26 de maio com abordagem educativa de condutores e passageiros nos semáforos e com paradas educativas nas faixas de pedestres. A segunda será nos dias 1 e 2 de junho com visitas aos estabelecimentos comerciais para sensibilizá-los para adesão à campanha e fixação de cartazes. A campanha “DIMINUA O SOM E AUMENTE O RESPEITO” ainda prevê palestras educativas nas escolas de ensino fundamental e médio do município e par alunos do Centro de Formação de Condutores e abordagens a pessoas que transitam pela área comercial da Cidade Nova.

Legislação

A campanha visa dialogar com o público-alvo sobre as leis referentes à poluição sonora. De acordo com o artigo 17 da Resolução 958/22 do Conselho Nacional de Trânsito, “Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação”.

Maio Amarelo

Paralelamente à campanha “DIMINUA O SOM E AUMENTE O RESPEITO”, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ananindeua executará no município, também nos dias 25 e 26,a campanha “Maio Amarelo”, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O tema do Maio Amarelo deste ano é “No Trânsito Escolha a Vida”.